dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    
Máquinas e Equipamentos    
Novos equipamentos melhoram o tratamento de sementes na Embrapa em MG
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Sandra Brito, Embrapa Milho e Sorgo
18/12/2014

Em 2013, a Embrapa Produtos e Mercados – Escritório de Sete Lagoas (MG) iniciou um processo de readequação da sua infraestrutura de processamento e de sua área de armazenamento de sementes, buscando melhores condições para a estocagem dos materiais genéticos e básicos produzidos.

Na época, foi feita a aquisição de equipamentos para a Unidade de Beneficiamento de Sementes (UBS) e concluída a readequação interna do armazém, que passou a ser totalmente climatizado. Essa era uma necessidade que já havia sido identificada há mais tempo. A condição ambiente no interior do armazém não era favorável ao armazenamento e à preservação da qualidade fisiológica das sementes. Com a climatização, passou-se a ter o controle eletrônico/digital da temperatura e da umidade relativa do ar no interior do armazém, preservando com isso a qualidade fisiológica das sementes e ampliando o tempo de seu armazenamento.

O armazém, parte integrante da UBS, tem capacidade para 1.000 toneladas de sementes. "Desde 2013, quando a sua reestruturação foi concluída, tem-se conseguido manter uma temperatura média do ambiente de 17 °C e uma umidade relativa do ar em torno de 45%, condição considerada ideal para a garantia da qualidade das sementes. Com isso, conseguiu-se sair de uma condição desfavorável de armazenamento, na qual a temperatura atingia facilmente os 38 °C no verão", relata o atual gerente do Escritório da Embrapa Produtos e Mercados em Sete Lagoas, Reginaldo Resende Coelho.

Tratamento e envasamento de sementes
Outros dois equipamentos, que também foram adquiridos em 2013, tiveram sua instalação e montagem concluídas no final de 2014 e já estão em pleno funcionamento: um tratador de sementes mais moderno e uma balança eletrônica bem mais precisa, usada para o acondicionamento das sementes.

O tratamento químico das sementes é feito para evitar, principalmente, as pragas de armazenamento e contribuir para preservação da qualidade do material. O novo equipamento trabalha em fluxo contínuo, com distribuição de produto feita por um atomizador e homogeneização de cobertura, que é realizada por tambor rotativo. No atomizador, as sementes recebem o tratamento primário, por meio da distribuição dos produtos pulverizados (nebulização). O tambor rotativo faz o tratamento secundário, ao movimentar as sementes, de forma que o contato individual resulte em um padrão único de cobertura, dando homogeneidade ao tratamento. Um tanque dosador é responsável pelo processo de agitação e dosagem de produtos para o tratador de sementes. O tratamento primário e secundário é feito por meio do acionamento manual ou automatizado, no painel de comando do equipamento.

"A balança eletrônica permite uma melhor precisão no momento do ensaque das sementes. Já o novo tratador permite uma melhor eficiência no tratamento das sementes, pois ele possibilita fazer uma dosagem mais precisa dos produtos utilizados no processo e uma melhor cobertura e homogeneização das sementes", explica Coelho.

Além desses dois equipamentos, foi adquirida, também, uma empilhadeira elétrica, para uso exclusivo dentro do armazém climatizado, já que não se permite naquele local o uso de equipamento que emita gases nocivos à saúde, o que garante a segurança dos que ali trabalham.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada