dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     23/04/2024            
 
 
    
Tecnologia        
Embrapa realizará oficina sobre minhocultura no Rio de Janeiro
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Liliane Bello, Embrapa Agrobiologia
18/12/2014

Será realizado no próximo dia 10 o oitavo módulo do curso Princípios e práticas agroecológicas em ambientes de montanha, promovido pelo Núcleo de Pesquisa e Treinamento de Agricultores (NPTA) em Nova Friburgo, na região serrana fluminense - órgão vinculado às três Unidades da Embrapa no Estado do Rio de Janeiro (Agrobiologia, Solos e Agroindústria de Alimentos). O tema será minhocultura e as atividades serão feitas das 9h30 às 12 horas, no Colégio Rei Alberto I, conhecido como Ibelga.
 
O objetivo, de acordo com a pesquisadora da Embrapa Agrobiologia Adriana Maria Aquino, que será a palestrante da oficina, é mostrar como a minhocultura pode ser utilizada para reciclar resíduos orgânicos. "A vermicompostagem permite ao agricultor obter dois subprodutos: a própria minhoca, que tem sua população triplicada durante o processo, e o vermicomposto, que é produzido com agilidade e qualidade. O principal resíduo orgânico reciclado pela minhocultura é o esterco bovino, que não é abundante na região serrana fluminense. Neste curso, além de abordar os aspectos práticos e teóricos, vamos mostrar como o Colégio Rei Alberto I tem utilizado as minhocas para reciclar o esterco de cabra dentro das próprias baias", aponta.
 
Este é o último módulo do curso, que desde o início do ano está capacitando agricultores familiares, lideranças rurais, técnicos, professores e estudantes sobre algumas das principais práticas agroecológicas adaptadas para o ambiente de montanha. A intenção, segundo Adriana, é que, a partir das atividades, seja ampliada a percepção sobre a acessibilidade da produção agroecológica e as oportunidades de mercado para produtos obtidos a partir de processos sustentáveis. Também foram abordados ao longo do ano temas como curva de nível, práticas pós-colheita de hortaliças, produção de tomate orgânico (tomatec), aplicação do Código Florestal, entre outros.
 
A organização do evento e das oficinas é do NPTA, com parceria da Secretaria Municipal de Agricultura de Nova Friburgo e da Emater-Rio, além da Associação de Produtores da Fazenda Rio Grande, da Pesagro-Rio e do Programa Rio Rural. Ao todo, foram 76 horas de aula. Mais informações podem ser obtidas no NPTA, pelo telefone (22) 2525-9208.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada