dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     18/04/2024            
 
 
    
Agroecologia        
Esforço coletivo visa fortalecer projetos em agroecologia para o Nordeste
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Anelise Macedo, Embrapa Hortaliças
09/01/2015

A Embrapa Hortaliças (Brasília-DF) passou a integrar, a partir do dia sete de janeiro último, os trabalhos de construção do Arranjo de Projetos em Agroecologia da Região Nordeste, tema da oficina realizada na Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju-SE) nos dias 09 e 10 de dezembro de 2014, e que teve como ponto central as discussões sobre o fortalecimento das pesquisas em agroecologia para a região. O evento reuniu pesquisadores e analistas de oito Unidades da Embrapa no Nordeste e de mais quatro Unidades baseadas em outras regiões, além de representantes de instituições parceiras – universidades, órgãos de assistência técnica e extensão rural, ONGs, associações e agentes públicos de desenvolvimento agropecuário.

Indicada como ponto focal da Unidade, a pesquisadora Mariane Vidal - que integra o comitê gestor do portfólio de Agricultura de Base Ecológica da Embrapa - assumiu a articulação do processo de implementação do arranjo em sua área de atuação. Ela avalia como positiva a participação da Embrapa Hortaliças e aponta a tecnologia da produção de alho livre de vírus como uma boa perspectiva inicial dessa cooperação. "Acredito que podemos contribuir na temática de agroecologia para as condições do Nordeste e a possibilidade de se trabalhar a tecnologia do alho livre de vírus com esse enfoque pode se encaixar perfeitamente como um dos eixos desse arranjo", anota a pesquisadora.

"O arranjo já começou com uma boa perspectiva: uma oficina para começar a identificar parceiros, demandas e linhas temáticas centrais, e foi através dela que a nossa Unidade foi assinalada como uma potencial parceira", sublinha Mariane. Segundo ela, os primeiros passos vão ser dados no sentido de desenvolver uma interlocução com as demais Unidades participantes e trazer as propostas e demandas para a Unidade. "Estou segura que essa, assim como outras oportunidades de arranjos, são muito interessantes para a Embrapa Hortaliças, e estimular a constituição em redes é fundamental para reforçar o nosso papel institucional na nova abordagem de construção de propostas de projetos".

Com o objetivo de fortalecer os resultados dos projetos de pesquisas e as tecnologias geradas para a sociedade, a figura do arranjo integra a nova forma de organização da programação de trabalho da Embrapa. Vinculados a portfólios de projetos que tratam de grandes temas da agricultura brasileira (agroenergia, mudanças climáticas, sistemas de produção de base ecológica, entre outros), os arranjos abrangem subtemas como, por exemplo, agroecologia com recorte regional e diversificação de culturas para determinadas áreas, etc.

Oficina
Durante as atividades da oficina, conduzidas na Embrapa Tabuleiros Costeiros, foram definidos alguns temas considerados estratégicos para o arranjo em questão: agrobiodiversidade e sementes; sistemas de produção e insumos; recursos naturais (água, solo e vegetação); agregação de valor e mercados, além de temas transversais – metodologias participativas; construção do conhecimento; formação; políticas públicas; e desenvolvimento territorial.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada