dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     18/04/2024            
 
 
    
Solo  
Solos e glúten na participação da Embrapa Trigo no Show Rural
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Joseani M. Antunes, Embrapa Trigo
19/01/2015

A Embrapa Trigo participa do Show Rural, que acontece de 2 a 6 de fevereiro, em Cascavel, PR, com dois temas atuais, que têm chamado a atenção tanto dos produtores rurais quando do público urbano. A falta de conservação de solos que, diante de um cenário de mudanças climáticas, tem causado prejuízos na produção de grãos; e a importância do glúten na qualidade do trigo, proteína que se tornou o vilão nas campanhas pela alimentação saudável.

O ano agrícola de 2014 foi marcado pelo fenômeno climático El Niño, com excesso de chuvas, em grandes volumes num período curto de tempo. O resultado foram enxurradas que lavaram as lavouras de grãos no Sul do país, levando embora fertilizantes, sementes e causando erosão no solo. A retomada de práticas conservacionistas, como rotação de cultura, plantio direto, terraceamento, entre outras, tem como objetivo resgatar a fertilidade do solo e, consequentemente, a produtividade das lavouras. Durante o evento, o pesquisador da Embrapa Trigo José Eloir Denardin apresenta a palestra "Dimensionamento de terraços", com base na tecnologia "Terraços for Windows" que permite gerar espaçamentos entre terraços quatro vezes maiores do que o método tradicionalmente empregado, facilitando o desempenho operacional das máquinas agrícolas.

Levantar a discussão sobre a importância do glúten para a qualidade do trigo no processo industrial é o objetivo da presença da pesquisadora Martha Miranda no Show Rural. Nos últimos anos o glúten tem sido responsabilizado pelo ganho de peso da população no aumento do consumo de farináceos, como pães, pizzas, sanduiches e massas. Contudo, o glúten é a principal proteína do trigo, responsável pelo crescimento do pão, do bolo, etc. Quanto menor a força de glúten, pior a qualidade do alimento, por exemplo um pão que pode ficar com a massa abatumada e gosto de mal assado. Essencial tanto para a saúde quanto para indústria, o glúten só deve sair da dieta por recomendação médica.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada