dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     25/04/2024            
 
 
    
Assistência Técnica e Extensão Rural  
Crédito fundiário mantém jovem no campo e garante renda à família de agricultores gaúchos
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
João Paulo Biage, MDA
19/01/2015

Aos 19 anos, Fernando Cé teve uma difícil escolha: sair do campo para fazer faculdade ou ficar e comprar um terreno. Ele não se arrepende da opção que fez. Hoje, 10 anos depois, Fernando tem uma propriedade de 50 hectares, o Sítio Sabores da Terra, adquirido por meio do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

No espaço, localizado no município de São Domingos do Sul (RS), Fernando e seu pai Ademir cultivam cenoura, couve-flor, feijão, arroz, milho e ainda criam porcos e algumas cabeças de gado de leite. “Eu queria continuar trabalhando na roça e optei pelo programa pela facilidade na compra do terreno. Na época, não tínhamos condições de comprar um pedaço de terra desse tamanho, tentamos pelo programa e conseguimos. Financiei metade em meu nome e os outros 25 hectares foram comprados no nome do meu pai”, lembra Fernando.

O processo de compra durou menos de um ano. Fernando e Ademir já sabiam a área que queriam e negociaram com o dono. Entraram, então, em contato com o agente financeiro e deram início ao processo. A expectativa era de comprar apenas 25 hectares, mas o dono quis vender todo o terreno e o pai também acessou o programa para realizar o sonho do filho. “Tivemos nossa criação toda no meio rural e nos formamos aqui. Acho que isso me fez querer ficar aqui com meus pais. Isso e também a vontade de produzir alimentos de qualidade e colocá-los na mesa dos consumidores”, conta o agricultor familiar de 29 anos.

A produção da família é orgânica, não recebe tratamento nenhum tipo de agrotóxico. Parte da produção é comercializada em feiras da região e no município de Passo Fundo, para onde pai e filho vão duas vezes por semana. “Além disso, vendemos também para a merenda das escolas públicas, pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae)”, afirma o pai de Fernando, Ademir Cé.

Além de Fernando, Leandro, outro filho de Ademir, também escolheu viver no campo. Leandro Cé passou em um concurso da Emater/RS e tornou-se Técnico em Agropecuária. “O jovem que fica no campo consegue ter um futuro. Nós temos uma casa, um terreno e temos o alimento que comemos produzidos no quintal de casa, com qualidade, sem química. Não dá para querer mais do que isso”, confessa Ademir.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada