dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    
Tecnologia        
Inovações da pesquisa são destaque da Embrapa no Paraná
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Lebna Landgraf, Embrapa Soja
26/01/2015

A Embrapa apresentará as novidades da ciência na 14ª Belasafra, evento promovido pela Belagrícola, de 27 a 30 de janeiro, no Buffet Arejo, em Cambé (PR). Entre as tecnologias que trarão vantagens competitivas aos agricultores estão: a coinoculação, que melhora a produtividade da soja e do fejião e ainda tecnologias e orientações quanto ao manejo de pragas, plantas daninhas e fertilidade do solo.

Um dos pontos altos do evento será a demonstração do portfólio de cultivares de soja para a região meridional do Brasil. Serão apresentadas três cultivares de soja transgênicas BRS 359RR, BRS 360RR, e BRS 1001IPRO e uma cultivar convencional: a BRS 284. Durante o evento, os produtores terão a oportunidade de conhecer também as características da BRS 1010IPRO e da BRS 388RR que chegarão aos produtores de sementes na próxima safra.

A Embrapa traz em seu portfólio tanto a soja convencional como a primeira geração de transgênicos (RR1) e ainda a tecnologia Intacta que combina resistência ao herbicida glifosato para manejo de plantas daninhas e resistência à toxina Bacillus thuringiensis (Bt) que auxilia no controle de algumas espécies de lagartas. "Nosso portfólio está completo para atender às necessidades específicas dos sistemas produtivos de cada produtor", destaca o chefe-geral da Embrapa Soja, Jose Renato Bouças Farias.
 
Cultivares de soja
A BRS 1001IPRO tem as características da tecnologia Intacta RR2 PRO™, associada à base genética da BRS 284, que é campeã de produtividade para a região indicada. De acordo com o pesquisador Geraldo Estevam Carneiro, da Embrapa Soja, a rede de experimentação da parceria Embrapa/Fundação Meridional verificou uma produtividade média de 64 sacas/ha da BRS 1001IPRO, superando os melhores padrões de produtividade.

Com relação à fitossanidade, Carneiro ressalta como ponto forte da nova cultivar a tolerância ao nematoide de galha Meloidogyne javanica, resistência ao cancro da haste, à pústula bacteriana e à mancha olho-de-rã. Além disso, é moderadamente resistente ao crestamento bacteriano, à podridão radicular de fitóftora e ao oídio.

A BRS 1001IPRO tem ainda crescimento indeterminado, possui boa resistência ao acamamento e excelente capacidade de crescimento em condições adversas. "Também é um atrativo o fato desse material ter ciclo precoce e favorecer o cultivo do milho safrinha em meados de fevereiro", enfatiza.

Os pesquisadores da Embrapa também irão apresentar aos visitantes da Belasafra as características agronômicas da BRS 359RR. O pesquisador Arnold Barbosa de Oliveira explica que é uma soja precoce, transgênica, com resistência ao glifosato. "A partir do final de setembro e início de outubro essa soja já pode ser semeada e, consequentemente, poderá ser colhida mais cedo, característica interessante para os produtores que realizam a segunda safra de milho safrinha", reforça. Essa cultivar é indicada para o oeste, norte e noroeste do Paraná, o centro-sul e oeste de São Paulo, o sul, centro-sul, sudeste e centro-oeste do Mato Grosso do Sul, sudoeste e sudeste de Goiás, e as regiões do triângulo e alto Paranaíba, em Minas Gerais. Além disso, é uma cultivar competitiva em produtividade, além de ter um pacote sanitário muito bom, sendo resistente às principais doenças. "É também relativamente tolerante ao acamamento e pode ser cultivada em altitudes mais elevadas, respeitando a densidade de semeadura para cada região de indicação".

Com relação à BRS 360RR, Barbosa de Oliveira diz que é cultivar transgênica com tolerância ao glifosato, apresenta crescimento indeterminado e alto potencial produtivo, com melhor desempenho em áreas com altitudes menores que 600 metros. Sua semeadura antecipada aliada à precocidade favorece a melhor época da segunda safra de milho. É indicada para o oeste e o norte noroeste do Paraná, para o centro sul e oeste de São Paulo e sul, centro-sul e sudoeste do Mato Grosso do Sul. "Em termos fitossanitários é resistente às principais doenças da soja", destaca.

A BRS 284 é campeã de produtividade, tem precocidade, crescimento indeterminado e porte adequado. Essas características, segundo os pesquisadores da Embrapa, permitem a semeadura a partir de 5 de outubro, viabilizando o plantio do milho safrinha em época oportuna. É indicada para o Paraná, São Paulo, meio-oeste, serra geral e centro norte de Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.

Em testes de experimentação da Embrapa e da Meridional, conduzidos por três anos em mais de 40 pontos, a produtividade da BRS 284 foi 7% superior ao melhor padrão disponível no mercado. "Além disso, essa cultivar venceu vários concursos práticos de produtividades", diz Barbosa de Oliveira. A cultivar BRS 284 apresenta excelente potencial produtivo também em áreas com a presença do nematoide de galhas Meloidogyne javanica. 
 
Equilíbrio nutricional via potássio e fósforo
Durante a Belasafra, os pesquisadores da Embrapa irão abordar a influência do potássio (K) na produtividade da soja. Segundo o pesquisador Cesar de Castro, da Embrapa Soja, tem sido frequente o aparecimento de sintomas de deficiência de K em lavouras de soja, caracterizados por uma clorose nas folhas superiores da planta. Segundo Castro, cada tonelada de grãos de soja retira de 20 a 25 kg/ha de K2O. Por isso, a adubação com o potássio deve ser bem planejada, visando atender a alta exportação na cultura da soja. A recomendação dos pesquisadores é que a aplicação desse nutriente seja realizada no sulco de semeadura, desde que a dose aplicada seja inferior a 50 kg/ha de K2O. Para doses maiores, deve-se aplicar parte do fertilizante em cobertura. "Antes de realizar a adubação, faça de análise de solo para avaliar a disponibilidade do nutriente, bem como a quantidade de fertilizante a ser aplicada", orienta o pesquisador. "Em complemento, pode-se realizar a análise foliar para avaliar o estado nutricional da lavoura".

O pesquisador Adilson de Oliveira Júnior, da Embrapa Soja, também pretende abordar a relevância do Fósforo (P), nutriente que mais limita a obtenção de altas produtividades de soja, principalmente, em áreas recém-incorporadas ao sistema de produção. De acordo com o pesquisador, em lavouras com sintomas de deficiência de P, as plantas apresentam redução de porte, de área foliar e consequentemente, de produtividade. Cada tonelada de grãos de soja, retira de 10 a 13 kg/ha de P2O5. "A adubação com fósforo deve ser realizada visando corrigir a deficiência desse nutriente em solos com baixa disponibilidade ou atender a exportação na cultura da soja, no caso se solos com adequada disponibilidade de P (adubação de manutenção)", recomenda Oliveira. Antes de realizar a adubação, o pesquisador reforça a necessidade de que seja feita a análise de solo para avaliar a disponibilidade do nutriente e a quantidade de fertilizante a ser aplicada. "Como complemento, o produtor pode realizar a análise foliar para avaliar o estado nutricional da lavoura", destaca.
 
Tecnologia de Coinoculação
Os produtores de soja e de feijão tem um novo aliado para o aumento de produtividade e da sustentabilidade de seus sistemas de produção: a tecnologia de coinoculação, que consiste em combinar a inoculação das sementes com bactérias de Bradyrhizobium para a soja, ou Rhizobium para o feijoeiro com a inoculação com Azospirillum, uma bactéria promotora de crescimento. A tecnologia foi desenvolvida em parceria com a empresa Total Biotecnologia o produto é o Azototal Max. "É a primeira vez, em mais de 50 anos, que se recomenda um novo tipo de bactéria para as culturas da soja e do feijoeiro, que não sejam rizóbios", comemora a pesquisadora Mariangela Hungria, da Embrapa Soja.

As pesquisas para desenvolvimento da tecnologia de coinoculação da soja e do feijoeiro iniciaram em 2009. Nos três primeiros anos foram conduzidos nove experimentos, em Londrina e em Ponta Grossa, PR. A principal comparação foi entre dois tratamentos controle, o primeiro sem o uso de inoculante e o segundo com reinoculação anual com Bradyrhizobium para a soja e Rhizobium para o feijoeiro (práticas recomendada pela Embrapa) e o tratamento de coinoculação com rizóbios e Azospirillum. Os estudos confirmaram que a reinoculação anual da soja proporciona um incremento médio no rendimento de grãos de 8,4% em relação às áreas que não são inoculadas anualmente.

A surpresa veio do resultado da nova tecnologia: os ensaios de campo mostraram que, com a coinoculação houve um incremento médio de 16,1% no rendimento da soja, em relação às áreas não inoculadas. No caso do feijoeiro, a reinoculação anual resultou em um incremento médio de 8,3%, em relação ao tratamento não inoculado, enquanto que a coinoculação com Azospirillum resultou em um incremento adicional de 14,7%. Ainda com o feijoeiro, em relação ao controle não inoculado, a coinoculação de Rhizobium e Azospirillum resultou em um incremento de 19,6%, em relação às áreas não inoculadas. Mais informações técnicas podem ser obtidas no site da Embrapa Soja (www.cnpso.embrapa.br/coinoculacao) e informações comerciais sobre o produto no site da Total Biotecnologia (http://www.totalbiotecnologia.com.br). 
 
MIP-soja
Na safra 2013/2014, o Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-Paraná), em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), conduziu 46 Unidades de Referência (URs), em propriedades agrícolas paranaenses para avaliar o impacto da utilização do Manejo Integrado de Pragas. O monitoramento realizado no Paraná mostrou que a aplicação de inseticidas foi reduzida pela metade - 2,6 aplicações - nas URs assistidas pelo Emater, enquanto que em áreas em que não se fez o MIP, a média foi de 5 aplicações. "Os resultados mostram ser possível reduzir o uso de agroquímicos no controle de pragas da soja e assim, propiciar melhorias na renda do produtor de soja e minimizar o impacto ao ambiente", ressalta o pesquisador Osmar Conte da Embrapa Soja.

Segundo pesquisadores da Embrapa, o MIP-soja é uma tecnologia de manejo das pragas que visa principalmente manter o ecossistema da soja o mais próximo possível do equilíbrio. Esse equilíbrio biológico permite a sustentabilidade da lavoura e a preservação do meio ambiente em longo prazo, evitando o uso abusivo de inseticidas. Sendo assim, o MIP-soja promove o controle racional dos insetos-pragas através da associação de diferentes táticas, entre as quais estão, por exemplo, o uso de cultivares mais resistentes as pragas, o controle biológico e o uso de inseticidas que por sua vez devem ser utilizados apenas quando necessários, priorizando-se os produtos mais seletivos aos insetos benéficos e mais seguros ao homem e meio ambiente.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada