dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    
Agricultura Familiar      
Avaliação financeira contribui para sucesso dos cultivos em Sistemas Agroflorestais
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Priscila Viudes, Embrapa Acre
29/01/2015

A proposta dos Sistemas Agroflorestias, de combinar o plantio de árvores com diferentes cultivos agrícolas numa mesma área, pode parecer complicada. Mas com planejamento, agricultores têm a chance de diversificar a produção e recuperar a fertilidade do solo. Para contribuir na etapa de gestão desse sistema, a Embrapa realiza, entre os dias 27 e 30 de janeiro, o curso "Análise da Viabilidade Financeira de Sistemas Agroflorestais (SAFs)", em Rio Branco, AC.

Produtores rurais, técnicos e pesquisadores de 15 instituições participam das aulas, ministradas pelo pesquisador da Embrapa Floresta (Colombo, PR), Marcelo Francia Arco-Verde. "A metodologia que enfocamos no curso permite realizar um raio-x do Sistema Agroflorestal, no qual é possível organizar os custos e as receitas de cada uma das espécies cultivadas. Com isso, o agricultor consegue planejar a produção, fazer ajustes e acessar crédito agrícola", afirma.

"Os participantes poderão validar modelos de Sistemas Agroflorestais que as instituições já trabalham e que podem ser financiáveis", afirma o pesquisador da Embrapa Acre e coordenador do curso, Tadário Kamel.

Os Sistemas Agroflorestais podem ser uma opção estratégica para agricultores familiares da Amazônia, devido à possibilidade de diversificação da renda. No entanto, segundo Arco-Verde, o planejamento é fundamental, porque a o recurso humano é um dos principais gargalos. "Na agricultura familiar, cerca de 70% dos gastos são com mão-de-obra e a análise da viabilidade financeira ajuda a identificar esse tipo de custo".

A técnica em agropecuária do Projeto Reca (Nova Califórnia, RO), Taysa Falts Macedo, conta que os produtores associados atuam há 25 anos com Sistemas Agroflorestais e mesmo assim ainda existem etapas a serem melhoradas. "A análise financeira é um desses pontos. A maioria dos agricultores ainda não faz, tem dificuldade para quantificar os gastos, mas com essa ferramenta que estamos aprendendo no curso, pretendo estimulá-los a realizar", disse.

O Projeto Reca integra três mil hectares de Sistemas Agroflorestais e produz polpas de frutas, óleos de castanha-do-brasil e de andiroba, manteiga de cupuaçu e palmito de pupunha. "Temos recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para ampliar 300 hectares de SAFs e pretendemos utilizar essa metodologia de avaliação financeira já nesses novos cultivos", afirma.

A capacitação faz parte dos projetos Rede de Intercâmbio e Transferência de Conhecimentos e Tecnologias Agroflorestais na Amazônia (Retaf) e Sistemas Agroflorestais para a Recuperação de Áreas Degradadas (Saram), coordenado pela Embrapa Acre.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada