dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    
Sustentabilidade  
Dia de Campo apresenta resultados de tecnologia para racionalizar a água e os agroquímicos no campo
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Vanessa Barros, Contextual
29/01/2015

A forte estiagem que o Brasil vem enfrentando nos últimos meses causa sérios problemas não só nas cidades como também na atividade agrícola. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de 70% de toda a água disponível no mundo é utilizada para a irrigação, uma das principais atividades para a sobrevivência das plantações. No Brasil, esse índice chega a 72%. E com a crise da água, agricultores de várias regiões do país buscam alternativas para não prejudicar a produção.

No Triângulo Mineiro, uma ferramenta comprovadamente eficaz e que adota técnicas de agricultura de precisão foi adquirida por um bataticultor em uma área de 36 hectares de batata irrigada. Em apenas 35 dias de implantada, a tecnologia Hemisphere Pro alcançou resultados satisfatórios e promissores, que serão apresentados no Dia de Campo nesta sexta-feira, dia 30/01, a partir das 15h, e que deverá reunir produtores líderes que cultivam batata nas regiões de Perdizes, Patrocínio e Araxá, entre eles: Grupo nascente, Agro Beloni, Grupo Montesa, Irmãos Bergamasco, Grupo Maeda, Terra Viva, Alex Mussi, Sérgio Petrachi, Irmãos Varaldo, Iço Cereais, Carlos Cantelle.

A programação deste Dia de Campo inclui a visita dos produtores à área de plantação, na qual foi implantada a tecnologia Hemisphere Pro, desenvolvida pela empresa brasileira Olearys, que visa a racionalizar com inteligência e de forma integrada o uso da água da irrigação e do agroquímico na lavoura, permitindo assim um melhor resultado econômico através da diminuição dos custos de produção.

“Neste período de estiagem da água e imprevisibilidade cada vez maior do clima, faz-se necessário o uso do monitoramento do micro clima das lavouras para se alcançar uma maior eficiência técnica, econômica e ambiental. Assim, instalamos equipamentos de precisão que possuem sensores com alta exatidão para monitorar a umidade do solo e do ar, além da temperatura, da chuva e dos orvalhos nas lavouras. Tanto usamos a água para a irrigação de maneira mais racional quanto os agroquímicos na dose certa e no momento correto, promovendo um maior desenvolvimento sustentável da propriedade agrícola”, explica Vitor Balbi, coordenador da Olearys.

Segundo ele, ao planejar melhor a irrigação, além de reduzir o consumo da água sem afetar o desenvolvimento das plantas, é possível diminuir o tempo em que as folhas permanecem molhadas no campo, reduzindo a infecção e a proliferação das doenças que provocam grandes perdas econômicas na cultura da batata.

Para irrigar a lavoura, a plataforma indica, em tempo real, dados sobre a umidade de solo em faixas de 10cm até 60cm de profundidade, apontando com precisão a quantidade e frequência das irrigações. “Já para aplicar o agroquímico, índices de severidade são disponibilizados, indicando a favorabilidade climática para a ocorrência das doenças. Por exemplo, nos primeiros 22 dias de janeiro, a plataforma Hemisphere Pro indicou total ausência de condições favoráveis para a infecção de fungos como o da Requeima, o que propiciou uma enorme segurança ao agricultor em não pulverizar produtos neste período”, explica Balbi, completando que tanto o momento de irrigar quanto o de pulverizar agroquímicos são adotados de forma precisa e segura.

“Se não tivéssemos a ferramenta teríamos seguido com o nosso calendário de pulverização de agroquímicos, que consiste em aplicar produtos com intervalos entre 5 a 7 dias, afirma Tiago Santos Rocha, gerente agrícola responsável pela lavoura. “Ao entender o micro clima presente na plantação evitamos os excessos e desperdícios realizando nossas atividades de maneira mais precisa e com maior segurança”, completa ele.
 
Serviço
Evento: Dia do Campo
Data: 30/01/2015
Horário: 15 horas
Local: BR 462, KM 66 - Perdizes - Propriedade dos Irmãos Bergamasco

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada