dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     20/04/2024            
 
 
    
Pesca e Aquicultura      
Pesquisa calcula capacidade de produção de peixes em reservatório
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Embrapa Pesca e Aquicultura
04/02/2015

Para que uma criação de peixes seja rentável e sustentável, é fundamental saber o número máximo de peixes que cada local de criação comporta. Denominada "capacidade de suporte", essa quantidade varia conforme a espécie de peixe e o local de criação.

Uma pesquisa em andamento no Tocantins, realizada pela Embrapa Pesca e Aquicultura, procura desenvolver uma metodologia do cálculo da capacidade de suporte e levantar parâmetros para a criação de tambaqui (Colossoma macropomum) em tanques-rede no reservatório de Peixe Angical, na região centro-sul do Estado. Hoje, usa-se metodologia criada na década de 1970, considerada desatualizada. Testar outras possibilidades e, se possível, chegar a uma nova metodologia para a capacidade de suporte é um dos objetivos do projeto da Embrapa.

O reservatório de Peixe Angical, formado por águas do Rio Tocantins, está localizado entre as cidades de Peixe, Paranã e São Salvador do Tocantins. Em parceria com a empresa Enerpeixe, que administra uma usina hidrelétrica no reservatório, a Embrapa vem trabalhando para identificar áreas aptas à prática da aquicultura no reservatório.

"Procuramos saber qual é o número de peixes que cada região do reservatório consegue comportar sem gerar danos ambientais e sem prejudicar outras atividades", resume o pesquisador da Embrapa Jones Simon, que lidera o projeto. Os estudos são realizados em áreas previamente escolhidas no corpo d'água como propícias para a piscicultura.

Não é uma conta fácil, já que tanto características locais como interferências externas são importantes em estudos como este. E até mesmo dentro do próprio reservatório a capacidade das áreas varia. "Dentro do próprio reservatório há áreas mais propícias que outras e, portanto, poderão comportar mais peixes, por exemplo", esclarece Simon, ressaltando que o reservatório não pode ser analisado como se fosse um bloco homogêneo. Desse modo, cada área de piscicultura terá uma capacidade de suporte própria.

O pesquisador explica que Peixe Angical foi escolhido por se tratar de um reservatório praticamente virgem, pois nele não há grandes atividades exploratórias a não ser a geração de energia elétrica e algumas áreas com pecuária. "O fato de haver pouca interferência humana é interessante do ponto de vista científico, pois é uma condição muito próxima da natural", explica Simon.

Na pesquisa, está previsto o acompanhamento do comportamento do fósforo durante um ciclo de cultivo de tambaqui. "No Brasil, a legislação coloca o fósforo como principal causador de poluição ou de mudança da qualidade de água. Por ser o elemento que mais polui, ele é um dos maiores fatores limitantes da criação", afirma o especialista da Embrapa.

O fósforo é um dos componentes das rações dadas a peixes, portanto, é preciso bastante atenção quando o produtor for alimentar sua criação. A dosagem adequada é fundamental para que não haja falta desse elemento, importante para o bom crescimento dos animais, nem excesso, que seria eliminado pelos peixes e contaminaria a água em que são criados.

Aprimorar a metodologia
Hoje, a metodologia mais utilizada no mundo para se calcular a capacidade de suporte de um reservatório d'água é de 1974, publicada por P. J. Dillon e F. H. Rigler. Usada de maneira geral, não considera especificidades ou particularidades locais, o que acaba gerando resultados não tão exatos como poderiam existir.

"Sem critérios, podemos perder capacidade produtiva por criar menos peixes que o reservatório comporta, ou aumentar o risco de contaminação ao colocar mais animais que a capacidade de suporte do local", frisa o pesquisador. Para isso, ele espera aperfeiçoar a metodologia existente ou ainda desenvolver uma nova que possa ser aplicada às condições brasileiras. "Nosso objetivo final é tornar o empreendimento seguro para o piscicultor e para o meio ambiente", afirma.

O projeto está sendo desenvolvido pela Embrapa Pesca e Aquicultura e financiado pela empresa Enerpeixe, responsável pela administração do reservatório de Peixe Angical e pela geração de energia no local. Albert Junio Bovareto, especialista ambiental da empresa, considera a pesquisa fundamental para a preservação do reservatório. "O projeto vai permitir saber real capacidade de suporte que o reservatório terá para a atividade de aquicultura intensiva, o que é de suma importância para a preservação do manancial para os diversos usos e principalmente para a produção de energia", declarou Bovareto.

O andamento
O projeto tem avançado. O trabalho já analisou a qualidade da água do reservatório e produziu um estudo socioeconômico da região. Este ano serão publicados os resultados registrados em 2014. Será realizado também o acompanhamento de um ciclo completo de criação, desde o tambaqui filhote até o ponto de abate, o que ocorre geralmente por volta de um ano de idade.

Os primeiros resultados efetivos do projeto estão previstos para o primeiro semestre de 2016. A expectativa dos pesquisadores é que ele seja referência para cultivos de pescados em outros reservatórios d'água.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada