dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     25/04/2024            
 
 
    
Sanidade Vegetal  
Pesquisadores detectam o aparecimento de doença na cultura da mandioca em MT
Planta infectada apresenta alguns sintomas tais como nanismo, folhas amareladas e deformadas, encurtamento dos entrenós da planta, superbrotamento de ramos e crescimento dos ramos com aspecto de roseta
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Rosana Persona, Empaer-MT
13/02/2015

Numa área de quatro hectares, localizada no município de Jangada (80 km ao Norte de Cuiabá), foi encontrado pela primeira vez no estado de Mato Grosso, o superbrotamento da mandioca, doença que causa infecção por fitoplasma - bactérias transmitidas por insetos vetores. O diagnóstico foi realizado pelos pesquisadores da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Napoleão Silvino de Souza e Dolorice Moreti que afirmam que este é o primeiro registro da doença.

Conforme o pesquisador Napoleão, a planta infectada apresenta alguns sintomas como nanismo, folhas amareladas e deformadas, encurtamento dos entrenós da planta, superbrotamento de ramos, crescimento dos ramos com aspecto de roseta, necrose dos vasos e declínio generalizado da planta caracterizado pela morte do ponteiro dos ramos. “A doença prejudica a cultura causando danos severos como queda da produção”, destaca Souza.

Por ser considerada rústica e cultivada por grande parte dos agricultores como uma cultura complementar, o produtor de mandioca não realiza todos os tratos culturais necessários. Napoleão explica que visando reduzir custos e às vezes, pela falta da mão de obra no campo, o controle de pragas e doenças, na maioria, não é realizado. A ocorrência de diversas doenças é um dos fatores limitantes da produção de mandioca. O superbrotamento, também conhecida como vassoura-de-bruxa vem causando sérios danos nos estados de São Paulo, Ceará, Pernambuco, Minas Gerais e Distrito Federal.

A pesquisadora Dolorice esclarece que a disseminação da doença ocorre pelo uso de maniva/semente contaminada no plantio e por insetos como, gafanhotos, cigarrinhas e percevejos. O controle de fitoplasmas é difícil, uma vez que não existem métodos curativos. Portanto, as seguintes medidas de controle preventivas são recomendadas: plantio de material sadio, variedades resistentes e freqüentes inspeções da lavoura para erradicação de plantas infectadas. Outro método é o controle químico ou biológico do vetor. A resistência genética de plantas, tanto ao fitoplasma quanto ao vetor é a estratégia mais interessante de controle de superbrotamento.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Mato Grosso possui aproximadamente 25 mil pequenos produtores rurais que cultivam a cultura da mandioca. Considerada uma atividade de importância socioeconômica por ser uma cultura de fácil adaptabilidade às adversidades de clima e solo, pois além de gerar emprego e renda nas áreas rurais, devido ao grande número de produtos e subprodutos obtidos no processo de produção, contribui também para o desenvolvimento das áreas urbanas nos processos de industrialização e comercialização.

Os pesquisadores vão visitar municípios produtores de mandioca para conferir o ataque da doença em outras regiões.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Mandiocultura
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada