dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     18/04/2024            
 
 
    
Manejo    
De olho na safrinha, produtores do Cone Sul de RO apostam em cultivares precoces de soja
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Renata Silva, Embrapa Rondônia
25/02/2015

Com boas expectativas para a safra de soja deste ano, produtores do Cone Sul de Rondônia compareceram aos Dias de Campo de Soja da Embrapa, realizados no dia 20 de fevereiro em Vilhena e 23 em Cerejeiras. Eles foram em busca, principalmente, de cultivares precoces que potencializem a semeadura da safrinha, ou seja, segunda safra realizada com milho, sorgo, girassol e outras culturas. “A gente veio saber as novidades sobre a soja e cultivares que possam ser mais interessantes pra uma boa produção de soja e depois de safrinha também”, comenta do sojicultor Alisson Zamo, que possui 2.300 hectares de soja entre os municípios de Vilhena, Cabixi e Cerejeiras.

Os dias de campo nos dois municípios reuniram cerca de 180 produtores, empresários do agronegócio, técnicos e estudantes. De acordo com o pesquisador da Embrapa Soja, Rodrigo Brogin, a maior procura foi por cultivares de soja precoce. O público presente aos eventos pode conferir de perto as cultivares para fazer boas escolhas para a próxima safra. “No Cone Sul de Rondônia a safrinha já está bem estabelecida e a busca por cultivares mais precoces de soja foi a principal demanda e a Embrapa possui materiais que se encaixam bem neste sistema de produção da região, com bons potenciais produtivos. A Empresa tem materiais genéticos de soja que são referência e estão disponíveis aos produtores”, argumenta Brogin.

Para 2015 os sojicultores do Cone Sul estão com boas expectativas para a colheita. “Na minha propriedade estamos caminhando para uma produtividade média de 60 sacas/ha”, comenta o sojicultor de Vilhena, Reinaldo Cardim. Cerca de 70% da soja já foi colhida em Vilhena e em Cerejeiras a colheita está iniciando. O pesquisador da Embrapa Rondônia, Vicente Godinho, explica que a boa distribuição de chuvas, diferentemente de outros locais do país, está favorecendo uma boa produtividade do grão na região, que deve manter a média de 54 sacas/ha, maior que a nacional (47 sacas/ha, safra 2013/14 - Conab, 2015).

No entanto, o pesquisador destaca que as altas produtividades não têm sido o foco. “Hoje a preocupação dos produtores é com o conjunto de produção (safra e safrinha) durante o ano. Por isso a busca por cultivares de soja mais precoces e produtivas, que proporcionem uma segunda safra também com boas produtividades. Para se ter uma ideia, colhe-se mais milho na safrinha do que na safra”, diz Godinho. No Cone Sul do estado a soja é majoritariamente cultivada na primeira safra e o milho é a escolha em 80% dos casos de uma safrinha, seguido pelo capim, sorgo e girassol.

Programação dos Dias de Campo de Soja 2015
Os Dias de Campo de Soja da Embrapa em Rondônia seguem para Castanheiras no dia 25/2, às 8h30, na Fazenda Maia, Kapa Zero, próximo à Jardinópolis; e se encerram em Porto Velho, no dia 3/3, às 8h30, no Campo Experimental da Embrapa Rondônia, BR 364, Km 5,5.

Parceiros
Os Dias de Campo de Soja 2015 em Rondônia é uma realização da Embrapa e com o patrocínio da Central Agrícola, FMC, J&H Sementes, BS&A, Sementes Ouro verde, Sementes Quati, Menegaz e Yara. Conta também com o apoio do Programa Soja Livre, Ifro, Epamig, Fundação Triângulo, Fundação BA, Idaron, Emater, CTPA, Aprosoja e Fundação Cerrados.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada