dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     20/04/2024            
 
 
    
Sustentabilidade          
Equipamentos e técnicas para otimização da aplicação de agrotóxicos estão na Cotrijal 2015
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Embrapa Meio Ambiente
27/02/2015

A Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) participa da 16ª Expodireto Cotrijal com tecnologias voltadas para a redução da aplicação de agrotóxicos visando à sustentabilidade da agricultura e à proteção do meio ambiente. A feira, de 9 a 13 de março de 2015, acontece em Não-me-Toque, RS.

Conforme o pesquisador Aldemir Chaim, que idealizou as tecnologias que serão apresentadas, o benefício direto do aumento da eficiência de controle de pragas e doenças com a pulverização eletrostática é que ela reduz os efeitos dos inseticidas sobre os organismos que vivem no solo, porque as perdas para o solo chegam a ser 20 vezes menores que numa pulverização convencional.

"A eficiência da pulverização eletrostática é diretamente relacionada ao processo utilizado para eletrificar as gotas e a Embrapa meio Ambiente desenvolveu um bico pneumático eletrostático que gera gotas com tamanho entre 30 e 40 micrômetros com altíssima intensidade de carga. Esse dispositivo poderia ser utilizado em equipamentos manuais ou tratorizados e seria indicado para tratamento de pragas e doenças em fruticultura e olericultura", explica Chaim.

Bico Pulverizador Pneumático Eletrostático
Este bico pulverizador pode ser utilizado em equipamentos de pulverização do tipo pistola para uso individual, em equipamentos estacionários com vários bicos para tratamentos sanitários zootécnicos ou em pulverizadores eletrostáticos transportados por tratores. Esta solução tecnológica foi desenvolvida pela Embrapa em parceria com outras instituições.

Por ser eletrostático propicia a indução de uma carga elétrica estática em cada gota emitida. "Assim, as gotas eletricamente carregadas se espalham melhor pela repulsão elétrica entre cargas de mesmo sinal, ficando mais homogêneas e são imediatamente atraídas pelas plantas para onde são dirigidas, atingindo os alvos biológicos mais escondidos e aumentando significativamente a deposição do produto desejado nesses alvos", continua o pesquisador.

O equipamento foi desenvolvido em parceria com a empresa B&D Equipamentos Agrícolas Ltda., que já lançou no mercado um modelo comercial incorporando essa tecnologia, o que virá a beneficiar especialmente o pequeno produtor, por tratar-se de um conjunto compacto, de preço mais acessível do que os similares importados. Além disso, tem comprovada eficiência, diminuindo muito as perdas de agrotóxicos e os danos causados ao meio ambiente. O modelo atual, tipo pistola pulverizadora, é especialmente útil para pulverizações em ambientes protegidos (estufas) e em culturas de pequeno porte (hortaliças, morangos etc.), o que proporciona grande ganho de eficiência das pulverizações e significativa economia financeira aos agricultores.

Software Gotas
Desenvolvido conjuntamente pela Embrapa Meio Ambiente e pela Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP), pelos pesquisadores Aldemir Chaim e João Camargo Neto, o software visa ajudar os agricultores a controlar o rendimento e a qualidade de suas pulverizações e a quantidade de agrotóxicos aplicados na lavoura.

O software oferece vários parâmetros de deposição, como tamanho e densidade de gotas depositadas, permitindo ao agricultor decidir sobre os melhores ajustes de aplicação, tais como, melhor combinação de bicos de pulverização, consumo de calda e velocidade de deslocamento do trator, afetando diretamente o rendimento das operações.

A técnica consiste na utilização de cartões feitos de papel sensível à água que são afixados nas partes alta, média e baixa das plantas. Após a pulverização, os cartões são recolhidos e, em seguida, digitalizados para uso em computador. O objetivo é promover uma melhoria na deposição e na distribuição do defensivo nas plantas. Assim, salientam os pesquisadores, "o produto aplicado não é desperdiçado, gerando uma economia para o produtor".

O Gotas é de acesso gratuito e está disponível na Rede Agrolivre. Além disso, os produtores também terão acesso ao manual de utilização, que orienta sobre as especificações técnicas necessárias para o funcionamento.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada