dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     20/04/2024            
 
 
    
Sanidade vegetal        
Campanha de controle biológico beneficia agricultores no RS
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Emater/RS-Ascar
02/03/2015

Na tentativa de combater os danos causados na cultura de milho pelos insetos invasores, a Emater/RS-Ascar vem desenvolvendo a campanha para o controle biológico de lagartas do milho. O controle diminui os ataques das lagartas do cartucho e da espiga através da utilização da vespinha chamada de Trichogramma spp. Em Sagrada Família, RS, a campanha está sendo desenvolvida em parceria com a prefeitura pelo segundo ano consecutivo nas lavouras de milho safrinha.

Já neste ano, o controle foi aplicado em 52 hectares, beneficiando 32 famílias que tiveram acesso ao milho convencional através do Programa Troca-troca, da prefeitura. Estas famílias estão inseridas no Programa Leite Gaúcho e Programa Nacional do Crédito Fundiário (PNCF). O controle biológico é uma técnica que utiliza meios naturais com o objetivo de reduzir o nível populacional de determinadas pragas. Um dos principais problemas da cultura do milho safrinha é a lagarta do cartucho que ataca as folhas do milho no estágio inicial de desenvolvimento da planta. Na fase reprodutiva, a preocupação é com a lagarta da espiga, que causa danos e ocasiona perdas de rendimento e qualidade nos grãos.

Com o controle biológico diminui significativamente os ataques das lagartas do cartucho e da espiga, através da ação da vespinha. A Trichogramma spp é produzida em laboratório a partir de ovos que são comercializados e distribuídos em cartelas nas lavouras de milho. Na lavoura, a vespinha adulta procura os ovos das mariposas para fazer suas posturas, impedindo assim o desenvolvimento da lagarta do cartucho e da espiga.

De acordo com o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Fabiano Cassol, a grande adesão das famílias pelo controle biológico se deve a parceria com a Prefeitura de Sagrada Família, que subsidiou as cartelas de Trichogramma. “Nossa intenção com este trabalho é oferecer alternativas aos agricultores que reduzam os custos e, principalmente, o uso de agrotóxicos, podendo melhorar a qualidade dos produtos e o ambiente como um todo”, afirmou.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada