dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    
Sanidade vegetal      
Mapa pretende ampliar Análise de Risco de Pragas na área vegetal
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Fundação MT
03/03/2015

Uma rede de inteligência formada por cientistas e especialistas está sendo montada com o objetivo de ampliar a Análise de Risco de Pragas (ARP) no Brasil.

Para isso, a Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) está firmando novas cooperações técnicas com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e parcerias com instituições de ensino e centros colaboradores.

Esta proposta visa reduzir as vulnerabilidades do agronegócio com o fortalecimento da proteção do País contra a entrada de pragas quarentenárias ausentes no Brasil, ou erradicadas, como foi o caso da Cydia pomonella. Esse trabalho será coordenado pelo Departamento de Sanidade Vegetal (SDA/DSV), com ênfase nas sementes e mudas.

“A análise de risco de pragas é a ferramenta científica que sustenta o comércio internacional de vegetais”, explica Luís Rangel, diretor do DSV.

Para ele, há a necessidade de ampliação do número de especialistas em ARP para incremento da qualidade do processo de análise e a valorização dos requisitos fitossanitários na importação e nas renegociações internacionais do Mapa.

“Assim, poderemos direcionar estrategicamente os trabalhos científicos ao que é de interesse para a política pública brasileira”, diz Rangel.

Etapas
Com a ampliação proposta pelo DSV, essas análises seriam divididas em três etapas, visando o mercado interno.

As duas primeiras seriam protagonizadas pelos especialistas e cientistas, que se responsabilizariam pelo levantamento e pela análise de risco.

A etapa final seria de responsabilidade dos Fiscais Federais Agropecuários do Mapa. Eles trabalhariam no gerenciamento de risco.

“Fazendo esse tipo de ação, a capacidade operacional seria maior e o foco seria mais preciso”, explica Rangel.

A garantia promovida por essa rede assegura condições ao setor privado de prospectar a abertura de novos nichos para o comércio internacional: “O DSV quer utilizar a boa ciência produzida no Brasil em prol do agronegócio”, finaliza Rangel.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada