dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    
Para Download      
Solos do Nordeste ganham cartilha
Publicação traz informações morfológicas que auxiliam na identificação do solo no campo, potencialidades e limitações, além de indicações de uso agrícola e não agrícola
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Carlos Dias, Embrapa Solos
04/03/2015

Visando atender uma demanda crescente sobre a natureza dos solos e suas múltiplas funções, numa linguagem de fácil acesso, uma equipe de pesquisadores da Embrapa Solos (Rio de Janeiro), elaborou uma cartilha ilustrada sobre as principais classes de solos da região Nordeste do Brasil.

Durante as diversas ações de pesquisa e desenvolvimento realizadas nos diferentes estados do Nordeste pelos técnicos da Embrapa, percebeu-se a dificuldade de identificação das principais classes de solos. "A carência de material com linguagem direta sobre os solos do Nordeste nos motivou a elaborar essa cartilha", destaca o pesquisador Flávio Adriano Marques, um dos idealizadores da obra.

A cartilha ilustrada, escrita numa linguagem clara e sucinta, traz fotos de perfis e de paisagens, e também informações sobre a área porcentual dos principais solos da região Nordeste, seus atributos morfológicos que auxiliam na sua identificação no campo, potencialidades e limitações, além de indicações de uso agrícola e não agrícola.

Além de Flávio Marques, trabalharam na elaboração da cartilha, os pesquisadores Alexandre Ferreira do Nascimento, José Coelho de Araújo Filho e Ademar Barros da Silva. Outro aspecto importante foi o seu projeto gráfico, que auxilia de maneira bastante didática o entendimento das classes de solo.

A cartilha é resultado do conhecimento adquirido ao longo de quase seis décadas de pesquisas realizadas pela Embrapa sobre os solos da região Nordeste, constituindo-se em uma ferramenta de grande relevância para uso em capacitações de técnicos, estudantes e multiplicadores de diferentes instituições, associações de agricultores, entre outros.

Clique aqui para baixar a cartilha.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Solo
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada