dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     20/04/2024            
 
 
    
Tecnologia    
Emater e parceiros realizam Semana de Campo sobre feijão e milho
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Emater PR
03/03/2015

Nesta semana a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, por intermédio do Instituto Emater, em parceria com Syngenta, Embrapa, Iapar e Fundação Terra, promove a 16ª Semana de Campo sobre as culturas de milho e feijão, de hoje (3) a sexta-feira (6), em Ponta Grossa. A atividade faz parte do Projeto Grãos Centro-Sul de Feijão e Milho e está sendo realizada na Fundação ABC. Pelo menos 1,4 mil agricultores devem participar da semana segundo os organizadores.

Durante a semana os participantes terão a oportunidade de visitar sete estações tecnológicas de forma rotativa. Nesses espaços eles devem discutir, com técnicos e pesquisadores, temas como a agricultura sustentável, o plantio direto, plantas para a cobertura do solo, híbridos de milho, cultivares de feijão, controle de pragas, doenças e plantas invasoras. Os técnicos ainda vão chamar a atenção dos produtores para a segurança do trabalhador rural e cuidados com o meio ambiente. As boas práticas na produção, parte da Campanha Plante Seu Futuro desenvolvida pelo Governo do Paraná, também vão ter espaço durante a semana. Os agricultores vão conhecer todas as tecnologias já disponíveis para tornar a atividade agrícola mais sustentável do ponto de vista ambiental e econômico.

O Projeto Grãos para o Centro-Sul foi criado com a finalidade de atender e profissionalizar agricultores familiares na produção do feijão e do milho. O projeto mostra que é possível aumentar o lucro com essas lavouras, tradicionais da agricultura familiar, por meio do aumento da produtividade e renda das famílias sem prejudicar o meio ambiente. “A divulgação de novas tecnologias entre os agricultores tem promovido a melhoria da qualidade dos produtos, tornou mais eficiente o uso da mão de obra familiar e aumentou a área cultivada com o sistema de plantio direto na palha, com reflexo positivo na fertilidade do solo e conservação dos recursos naturais. Os produtores assistidos também estão fazendo o manejo correto dos agrotóxicos, o que resulta em mais segurança para quem produz e para quem consome os produtos”, afirmou Germano Kusdra, coordenador estadual do Projeto Grãos de feijão e milho.

Neste ano agricultores de 43 municípios paranaenses estão participando do projeto. Os técnicos trabalham com 88 unidades demonstrativas da cultura do feijão e 77 unidades demonstrativas do milho. A intenção é profissionalizar os produtores responsáveis por essas unidades e também os 2.000 agricultores que participam do projeto, por meio dos grupos de resultados, com reuniões técnicas, práticas, cursos e dias de campo.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada