dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     24/04/2024            
 
 
    
Tecnologia    
Invento para recolher nozes facilita trabalho e vira atração na Expodireto
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Emater/RS-Ascar
13/03/2015

Duas invenções estão chamando a atenção do público que passa pela parcela Florestas Comerciais. O Globonut, como foi batizado um recolhedor de nozes que está sendo apresentado pela primeira vez na 16ª edição da Expodireto, promete facilitar a vida dos produtores da fruta. Complementando a primeira invenção, o Quebra-Nozes Serelepe é uma forma de incentivar o consumo de nozes pelas famílias dos produtores.

O Globonut foi desenvolvido pelo empresário Edson Roberto Ortiz, que produz, comercializa mudas de nogueiras e presta assistência técnica a produtores da fruta. Ele identificou a dificuldade que os agricultores encontravam para colher as nozes, já que elas precisam ser recolhidas do chão, o que causa grande esforço físico e exige cuidados com a coluna, além de demandar a contratação de mais mão-de-obra, dificuldades que causavam desinteresse pela variedade.

O colhedor de nozes é um globo oval formado por tiras curvas de arame de aço presas a um cabo de madeira. Ao serem pressionados contra as cascas duras das frutas, os arames se abrem e e as nozes vão para o interior do globo. Para fazer a colheita a pessoa precisa apenas passar o colhedor sobre o solo onde estão depositadas as frutas, em um movimento que pode ser comparado ao de um aspirador de pó. Uma pessoa, utilizando o Globonut, consegue realizar o trabalho de outras 10 na colheita sem demandar esforço excessivo, já que realiza todo o trabalho sem precisar assumir uma postura inadequada.

Outro invento sendo apresentado ao público no espaço da Emater/RS-Ascar, o Quebra-Nozes Serelepe é uma peça de madeira de guajuvira, feita com sobras da fabricação de pás, que além de quebrar a casca das nozes com facilidade, ainda pode ser uma peça decorativa. Seu funcionamento é muito simples, basta colocar a fruta no interior do utensílio e girar as extremidades.

“O cultivo de nozes pode ser realizado junto de outras atividades e ser uma fonte extra de renda ao produtor, mas como demandava a contratação de mão-de-obra para a colheita, uma atividade muito penosa, acabava sendo deixada de lado. Existem alguns equipamentos importados que fazem este trabalho, mas são muito caros e não estão à venda no Brasil, por isso fomos atrás dessas soluções simples e baratas, que vão facilitar a vida do agricultor. Aqui na Expodireto fizemos a primeira demonstração do funcionamento ao público. O lançamento, já disponibilizando os equipamentos para a venda acontecerá na Expoagro Afubra, no final deste mês”, destaca Ortiz.

As invenções podem ser conferidas até esta sexta-feira (13/03) no Espaço da Emater/RS-Ascar na Expodireto, que acontece no Parque da Cotrijal em Não-Me-Toque, onde também estão abertas para a visitação outras oito parcelas: Bovinocultura de Leite, Horticultura e Fruticultura, Cozinha Didática, Secagem e Armazenagem de Grãos, Piscicultura, Horto de Plantas Bioativas, Turismo Rural e a Propriedade Rural Sustentável.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada