dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     20/04/2024            
 
 
    
Manejo da Lavoura    
Brasil e Reino Unido ampliam cooperação técnica voltada ao manejo integrado de pragas
Embrapa e Instituto de Pesquisa de Rothamsted discutem novas áreas de ponta para ampliação de parceria institucional durante evento em São Carlos, SP
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Fernanda Diniz, Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia
13/03/2015

Pesquisadores brasileiros e britânicos participam do workshop “Nova geração do Manejo Integrado de Pragas (MIP): manejo de pragas e doenças na agricultura em tempo real e oportunidades de colaboração Brasil-Reino Unido” no período de 23 a 25 de março de 2015 na Embrapa Instrumentação, em São Carlos, SP. O evento vai reunir cientistas de duas unidades de pesquisa da Embrapa – Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília, DF) e Instrumentação (São Carlos, SP) – e do Instituto de Pesquisa de Rothamsted (Reino Unido) com o objetivo de discutir ações em parceria entre as duas instituições voltadas ao desenvolvimento de hardwares e softwares para detecção em tempo real de semioquímicos, pragas e doenças no campo.

Os semioquímicos são substâncias mediadoras da interação entre plantas, insetos e patógenos. Esses organismos trocam mensagens químicas entre si, gerando reações como a atração ou a repulsa. A ideia do evento, segundo o pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia Miguel Borges é unir esforços para investir em tecnologias de ponta que possam otimizar a utilização de semioquímicos nas lavouras brasileiras.

A equipe do laboratório de semioquímicos, coordenada por Borges, investe desde a década de 90 em pesquisas com semioquímicos para monitorar e controlar pragas agrícolas nas lavouras brasileiras. Essas substâncias são utilizadas na comunicação entre os insetos com diferentes funções, como demarcação de território, alimentação e reprodução, entre outros fins, e podem ser usadas na agricultura para o manejo de pragas e inimigos naturais, visando principalmente, à diminuição do uso de agrotóxicos em prol de uma agricultura sustentável e baixo custo.

Novas tecnologias de ponta vão otimizar o manejo integrado de pragas
O objetivo do workshop em São Carlos, que reunirá os pesquisadores da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia Miguel Borges, Raul Laumann, e Maria Carolina Blassioli Moraes (FOTO), do instituto britânico Michael Birkett e Jing-Jiang e da Embrapa Instrumentação, é ampliar as ações em parceria entre o Brasil e o Reino Unido de forma a desenvolver e incorporar novas tecnologias de ponta das áreas de biotecnologia e nanotecnologia ao manejo integrado de pragas (MIP). Entre essas, incluem-se: sensores, narizes eletrônicos, sistemas de espectrometria de massas portáteis, drones e robôs para detecção de sinais químicos, vibracionais e imagens no campo, armadilhas para captura de insetos que possam ser monitoradas por sistemas de digitalização de imagens e novos materiais para a liberação controlada de moléculas químicas voláteis ou sistemas de biocontrole.

Durante o evento, os pesquisadores envolvidos apresentarão palestras sobre essas tecnologias e discutirão a elaboração de propostas para serem submetidas a órgãos de fomento, como o RCUK Funding (Research Councils UK), Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e CNPq, entre outros.

Pesquisadores britânicos vem a Brasília
Após o Workshop, os dois pesquisadores britânicos virão à Brasília, para participar de reunião na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, no período de 25 a 27 de março, sobre outro projeto que está sendo iniciado em parceria entre as instituições. Trata-se de uma ação que vai beneficiar os pequenos produtores de milho no Brasil no monitoramento e controle de pragas, especialmente da lagarta Spodoptera frugiperda, mais conhecida como lagarta do cartucho. O milho é um produto de extrema importância econômica para o País, com área cultivada superior a 12 milhões de hectares e esta lagarta é uma das piores pragas da cultura, capaz de causar redução na produção de grãos de até 70%.

Os estudos contam com aporte financeiro do Newton Fund, pela parte do Reino Unido, e da CONFAP (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa), pelo lado brasileiro e têm como um de seus objetivos identificar cultivares de milho que possam funcionar como plantas “sentinelas” nas lavouras de milho. A ideia é realizar um screening em diferentes cultivares de milho para avaliar a sua resposta ao estresse biótico causado pelo ataque da lagarta do cartucho. “Serão selecionadas aquelas que têm a capacidade de defesa altamente induzida pelo ataque, cujo perfil químico muda drasticamente quando comparado ao de plantas livres de danos”, explica a pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia Maria Carolina Blassioli. Essas plantas serão usadas como “sentinelas”.

Além da reunião, os pesquisadores britânicos vão apresentar também um workshop na Unidade sobre a extração de RNA de plantas de milho para identificação de genes de defesas contra danos causados pela lagarta, que é uma das atividades previstas no projeto.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Manejo Integrado
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada