dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     25/04/2024            
 
 
    
Agroindústria      
Estratégias para produção nacional de azeite de qualidade foram abordadas durante a 10ª edição de tradicional evento do setor
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Epamig
16/03/2015

A expectativa dos olivicultores da Serra da Mantiqueira e de novas regiões produtoras é dobrar a extração de azeite extravirgem nacional em 2015. Esse foi um dos assuntos abordados na 10ª edição do Dia de Campo de Olivicultura realizado na última sexta-feira, 13, na Fazenda Experimental da EPAMIG, em Maria da Fé, MG.

“A previsão é extrairmos 20 mil litros de azeite extravirgem nacional na região da Mantiqueira e em outras novas localidades”, comemora o presidente da Associação dos Olivicultores dos Contrafortes da Serra da Mantiqueira (Assoolive), Nilton Caetano de Oliveira. Esse aumento na produção é também uma realidade para as olivicultoras Isabel Carneiro e Ângela Duvivier, que iniciaram há cinco anos o plantio de 5300 plantas em uma propriedade em Aiuruoca (MG). “Tivemos um salto de 25 litros para 1000 litros em 2015”. De acordo com Ângela, a ideia surgiu a partir de uma necessidade de reflorestar e manter uma reserva ambiental. “É maravilhoso produzirmos um produto precioso, que traz benefício à nossa saúde e ainda reflorestarmos com um lindo bosque de oliveiras a nossa propriedade”, ressalta.

Para o chileno Jorge Gomez, que mora a 10 anos no Brasil e produz soja no município de Paracatu, a ideia de cultivar oliveiras surgiu a partir de uma visita a algumas propriedades de familiares, em recente visita ao Chile. “Eu pretendia comprar uma área para reflorestamento, mas a minha esposa se encantou com a olivicultura e hoje estamos aqui em Maria da Fé para conhecermos mais sobre esta cultura”. Jorge contou que estuda a viabilidade econômica da atividade para, em breve, introduzir oliveiras em uma área adequada ainda em estudo.

Publicação inédita
A nova edição da revista Informe Agropecuário “Azeite de oliva: ouro verde e amarelo” foi lançada durante o 10º Dia de Campo de Olivicultura. A publicação, coordenada pelos pesquisadores da EPAMIG Adelson de Oliveira e Luiz Fernando de Oliveira, aborda tecnologias para produção de azeite de oliva, bem como informações sobre Indicação Geográfica e Denominação de Origem do azeite e os benefícios de seu consumo para a saúde. “O desafio agora é buscar estratégias para redução do custo de produção e aumento da produtividade, além do aproveitamento dos resíduos da extração”, explica Adelson, que se dedica em estudos da olivicultura há mais de 30 anos.

A publicação traz artigos escrito por especialistas de renomadas instituições de pesquisa que buscam a viabilidade da produção de azeite nacional. O Informe “Azeite de oliva: ouro verde e amarelo” pode ser adquirido através da divisão de Gestão e Comercialização da EPAMIG. Telefax: (31) 3489-5002 e e-mail: publicacao@epamig.br.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada