dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     25/04/2024            
 
 
    
Sanidade animal      
Emater/RS-Ascar aborda o uso de plantas medicinais no rebanho leiteiro
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Emater/RS-Ascar
19/03/2015

O uso de plantas medicinais no rebanho leiteiro foi tema da palestra da assistente técnica regional da Emater/RS-Ascar de Passo Fundo, Doriana Miotto, durante o III Seminário de Bovinocultura de Leite e I Seminário do Agronegócio. Os eventos, realizados no salão da comunidade São João Batista, fazem parte da programação das comemorações do 23º aniversário do município de Coxilha. A promoção foi da Emater/RS-Ascar e Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Agricultura.

Doriana Miotto falou das razões de se usar as plantas medicinais no rebanho leiteiro, em especial para o preparo de soluções desinfetantes utilizadas antes e após as ordenhas. Ela destacou que as plantas medicinais são facilmente encontradas nas propriedades rurais, o que reduz o custo da desinfecção. Além disso, a assistente técnica alertou que essa tecnologia diminui os riscos de contaminação dos alimentos e do meio ambiente, causados pelo uso de produtos químicos. “A utilização das plantas medicinais valoriza o conhecimento popular, resgata a memória de identificação de usos e costumes locais”, disse Doriana.

Usar plantas corretamente identificadas, livres de contaminação, não utilizar a mesma planta por mais de 15 dias, usar a dosagem recomendada, não utilizar muitas plantas ao mesmo tempo e tomar cuidado com os modismos foram alguns dos cuidados que a palestrante ressaltou.

Também fizeram parte da programação uma palestra sobre produção de leite em sistema de integração lavoura-pecuária, com o pesquisador da Embrapa Trigo, Renato Fontaneli e a palestra sobre previdência rural, com Paulo Hannecker.

Na oportunidade, promotores e patrocinadores estavam com estandes para demonstração de produtos e serviços. A Emater/RS-Ascar apresentou as plantas medicinais e distribuiu pomadas anti-inflamatórias para serem usadas nos úberes inflamados das vacas, tetos com rachaduras e no controle da mastite, à base de tansagem, banha e cera de abelha.

Participaram do evento o prefeito e o vice-prefeito de Coxilha, Júlio Cesar Mesquita Ceni e José Luiz Vicenzi, o gerente regional adjunto da Emater/RS-Ascar de Passo Fundo, Cláudio Dóro, o assistente técnico regional em Bovinocultura de Leite, Vilmar Leitzke, o secretário municipal da Agricultura, Ernani Godinho, o agrônomo e a extensionista social da Emater/RS-Ascar Municipal, Henrique Guidini e Denise Godinho, entre outras lideranças.
 

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada