dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    
Sistemas de Produção      
Integração Lavoura-Pecuária-Floresta é tema de dia de campo em Goiás
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Breno Lobato, Embrapa Cerrados
19/03/2015

Nesta quinta-feira (19), a Fazenda Santa Brígida, em Ipameri (GO) vai sediar mais um Dia de Campo sobre Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF). O evento de divulgação da tecnologia, que tem a participação da Embrapa Cerrados (Planaltina, DF), é promovido pela Rede de Fomento ILPF, formada pela Embrapa e as empresas John Deere, Cocamar, Dow AgroSciences, Parker e Syngenta, e tem o apoio da Emater-GO, da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e da Prefeitura de Ipameri. Cerca de 500 pessoas são aguardadas.

Pesquisadores da Embrapa Cerrados serão palestrantes em duas das quatro estações programadas. Lourival Vilela vai falar sobre consórcio de milho com forrageiras na estação onde serão demonstrados diferentes consórcios de milho com gramíneas e leguminosas forrageiras. Ciclo, arquitetura e época da sobressemeadura de forrageiras na cultura da soja são os temas a serem apresentados por Sebastião Pedro e João Kluthcouski, que vão mostrar como a sobressemeadura da braquiária sobre a soja antes da colheita permite o melhor estabelecimento da pastagem e o aproveitamento da água da chuva.

Roberto de Freitas, professor da UEG (Campus Ipameri), vai falar sobre condicionantes para a ILPF, mostrando os efeitos sinérgicos nos aspectos técnicos e econômicos que melhoram a sustentabilidade e promovem a diversificação de receitas dos sistemas de produção. Já os consultores da Fazenda Santa Brígida, William Marchió e Vanderlei Oliveira, vão abordar o desempenho animal e florestal no sistema ILPF, destacando os benefícios das interações dos componentes lavoura, animal/pasto e árvores para a sustentabilidade dos sistemas de produção agrícolas.

As inscrições são gratuitas e serão realizadas a partir das 8h no local do evento. As visitas às estações serão realizadas de 8h30 às 13h.

ILPF
A integração de lavoura com pastagens ou de árvores com pastagens e/ou com lavouras é conceituada como o sistema que integra esses componentes em rotação, consórcio ou sucessão na mesma área. Promove a intensificação do uso da terra em áreas agrícolas e o aumento da eficiência dos sistemas de produção, bem como reduz a necessidade de desmatamento, além de mitigar a emissão de gases de efeito estufa. Pode ser adaptada para qualquer tamanho de propriedade, nível socioeconômico do produtor, infraestrutura de mecanização da propriedade e condições de solo e clima.

O interesse na adoção da ILPF está apoiado nos benefícios proporcionados pelo sinergismo entre os diferentes componentes do sistema. São inúmeros os benefícios potenciais, entre eles a melhoria das propriedades químicas, físicas e biológicas do solo; a redução de plantas daninhas e de doenças com origem no solo; a produção de forragem de qualidade para alimentação animal no período de entressafra e de palhada para cobertura de solo.

Devido aos benefícios potenciais, a ILPF foi incluída entre as tecnologias do Plano Setorial de Mitigação e de Adaptação às Mudanças Climáticas para a Consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono na Agricultura (Plano ABC), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Além disso, foi sancionada Lei 12.805/13, que institui a Política Nacional de ILPF, com o objetivo de fomentar novos modelos de uso da terra, aliando a sustentabilidade do agronegócio à preservação ambiental.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada