dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     25/04/2024            
 
 
    
Manejo da Lavoura      
Ações para minimizar o problema da crise hídrica no campo
Não há como negar que situações adversas como essa também acabam promovendo mudanças positivas de atitudes e favorecendo a adoção de determinados procedimentos considerados mais adequados
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Juliana Caldas, Embrapa Cerrados
24/03/2015

O Dia Mundial da Água, celebrado no último dia 22 de março e cujo tema em 2015 é "Água e Desenvolvimento Sustentável", ganhou um significado ainda maior este ano diante da crise hídrica que algumas regiões do Brasil vêm enfrentando. É sabido que a escassez de água causa impactos negativos em várias atividades produtivas, sendo uma delas a agricultura. Mas, não há como negar que situações adversas como essa também acabam promovendo mudanças positivas de atitudes e favorecendo a adoção de determinados procedimentos considerados mais adequados.

"O problema hídrico que estamos observando em algumas regiões do Brasil deve ser visto como uma oportunidade para melhorar o uso da água e planejar o futuro", destaca o pesquisador da Embrapa Cerrados, Lineu Rodrigues, especialista em hidrologia e recursos hídricos e coordenador da Rede de pesquisa Agrohidro. Segundo ele, a falta de água nos últimos meses é consequência da baixa ocorrência de chuvas em períodos atípicos do ano. Esse fator, aliado ao aumento da demanda por água em várias regiões do país e, também, ao desperdício e a não utilização de práticas de conservação, acabaram agravando ainda mais essa situação. Segundo o especialista, no entanto, a crise é também uma questão de gestão e de planejamento.

Uma das saídas para minimizar situações como essa seria organizar o uso da água nas bacias hidrográficas. "Como a oferta de água é variável, para evitar conflitos e problemas hídricos é fundamental planejar e fazer a gestão desse recurso. Isto é, compatibilizar a oferta com as demandas, para não faltar água para ninguém. É importante que o produtor tenha consciência que ele faz parte de um sistema hídrico maior, se ele desperdiçar água, alguém mais abaixo ficará sem", pontua o pesquisador.

Para o estudioso, a gestão dos recursos hídricos deve ser feita considerando a bacia hidrográfica como unidade territorial de referência. O Brasil está dividido em doze regiões hidrográficas e milhares de pequenas bacias. "De preferência, a gestão dos recursos hídricos deve ser feita no rio de maior ordem, que formam as microbacias. É nessas bacias que é realmente possível constatar os conflitos ou problemas de disponibilidade hídrica", explica.

"Já deixei de irrigar para sobrar água para os vizinhos", conta o agricultor familiar Antônio Marinho, do núcleo Rural Buriti Vermelho, no Distrito Federal. O córrego dessa comunidade rural, um dos afluentes do Rio Preto, secou no último mês. A situação só não foi mais drástica, pois no local há dois pequenos reservatórios. Isso não garante, no entanto, água para todos os agricultores - alguns acabam sendo muito prejudicados com o problema. É o caso da dona Raimunda Gomes, que viu sua plantação de berinjelas ficar comprometida. "A berinjela ficou doente e murchou por falta d´água. Mesmo que a gente adube direitinho, não é a mesma coisa", conta.

Manejo
Aos produtores rurais cabe contribuir adotando em suas propriedades práticas conservacionistas, tais como o plantio direto e o terraceamento. Essas medidas contribuem para aumentar a infiltração de água no solo e a recarga dos aquíferos, ou do lençol freático. "É essa água que vai abastecer os rios durante o período da seca. Se a infiltração for pequena, a recarga será pequena e faltará água nos rios justamente durante esses períodos críticos", explica. A adoção dessas práticas conservacionistas também ajuda a reduzir o escoamento superficial, considerado ruim, pois carrega lixo e outras impurezas para os rios. "Nesse sentido, a manutenção da cobertura vegetal é fundamental para combater a erosão e, também, aumentar a infiltração da água no solo", enfatiza o pesquisador.

Visite o site Água na Agricultura, que reúne soluções tecnológicas desenvolvidas ou adaptadas para diferentes biomas, mostrando como usar a água na produção vegetal e na criação animal.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Recursos Hídricos
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada