dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    
Agricultura Familiar    
Brasília recebe curso de formação para direitos dos agricultores e agricultoras sobre recurso genético da Reaf Mercosul
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Talita Viana, MDA
24/03/2015

Representantes de governo e da sociedade civil do Brasil, Paraguai, Uruguai, Argentina, Venezuela, Chile, Bolívia e Equador participam, a partir desta terça-feira (24), da etapa presencial do ‘Curso de Formação Direitos das Agricultoras e dos Agricultores sobre Recurso Genético da Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar do Mercosul (Reaf)’.

Para o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a discussão é fundamental, pois fortalece variadas iniciativas do ministério relacionadas com sementes crioulas, destacando ações do Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica e do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

O encontro, que segue até quinta-feira (26), ocorre no Hotel Esplanada, em Brasília (DF). A ação faz parte da agenda de trabalho do Grupo Temático de Adaptação as Mudanças Climáticas e Gestão de Risco da Reaf Mercosul. O curso foi dividido em duas etapas. A primeira, realizada virtualmente, contou com cerca de 50 agricultores de diversos países, que discutiram, entre outros temas, a agrobiodiversidade e o papel da agricultura na conservação ambiental.

Para essa próxima etapa, dois representantes de cada país participante foram selecionados para continuar a discussão, quando será definida uma agenda de trabalho conjunta para o tema. Além de identificar fragilidades e necessidades que cada região possui para a implementação dos direitos dos agricultores familiares nos países, os debates proporcionam a troca de experiências entre as organizações envolvidas.

REAF
A Reaf foi criada em 2004, por sugestão do governo brasileiro, como órgão assessor do Mercosul para temas relacionados à agricultura familiar. Seu método de funcionamento está baseado na participação de governos e sociedade civil, que tem direito à voz em todas as instâncias de trabalho da Reunião. Atualmente, o Brasil ocupa a Presidência Pro Tempore do Mercado Comum do Sul.

O objetivo é implementar uma política regional voltada ao fortalecimento da agricultura familiar no âmbito do Mercosul. A iniciativa propõe também contribuir com a integração social, econômica e comercial do Mercado Comum, por meio da diminuição das desigualdades no campo e consolidação de programas governamentais para o setor.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada