dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    
Tecnologia      
Emater/RS-Ascar apresenta tecnologias alternativas de saneamento ambiental
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Emater/RS-Ascar
26/03/2015

A preocupação com um dos principais insumos da agricultura – a água - é o foco da parcela Saneamento Ambiental, apresentada pela Emater/RS-Ascar na Expoagro Afubra 2015, feira que termina nesta quinta-feira (26/03), na localidade de Rincão Del Rey, em Rio Pardo. No local, os visitantes podem aprender como purificar a água antes do consumo, como tratar a água do banho e das pias da casa e como transformar o esgoto gerado na residência em adubo para as lavouras, além de construir uma proteção para as fontes de água existentes na propriedade.

Desenvolvida em parceria com a Embrapa, a parcela temática traz um modelo de fossa séptica que transforma os dejetos humanos em adubo orgânico isento de germes patogênicos, através do processo de biodigestão. O sistema, formado por duas ou mais caixas de biodigestão, pode substituir as fossas negras, que contaminam o lençol freático, poços e fontes. “Este modelo de fossa funciona com esterco de vaca ou de outros ruminantes, que é adicionado no início do processo para ajudar na fermentação da matéria orgânica”, explica a extensionista da Emater/RS-Ascar Paula Sabrina Mallmann. Para dar vazão ao gás metano produzido durante o tratamento dos efluentes, cada caixa possui um respiro. O produto resultante, conforme Paula, é utilizado nas lavouras. “Leva de 25 a 30 dias para transformar os dejetos em adubo rico em nitrogênio, fósforo e potássio”, afirma extensionista da Emater/RS-Ascar.

Além da fossa séptica, a Emater/RS-Ascar também apresenta na parcela do Saneamento Ambiental um sistema de tratamento de águas residuárias, também chamadas de águas cinzentas (oriundas da pia, chuveiro, tanque, etc), que utiliza plantas aquáticas em substratos como areia para fazer a limpeza da água. “São plantas que, com auxílio de camadas de areia e brita, agem como filtros naturais”, explica Paula. A água tratada pode ser descartada ou utilizada na limpeza de galpões.

Outro destaque da parcela é a proteção de nascentes, trabalho executado pela Emater/RS-Ascar com o seu público assistido. “O objetivo é não deixar a água que aflora do solo exposta ao contato com animais, terra e folhas, interferindo o mínimo possível nas fontes”, pontua Elimar dos Santos, técnico da Emater/RS-Ascar de Passa Sete. Conforme Santos, além da construção de uma mureta de proteção com canos de PVC que permitam o fluxo de água para o uso na propriedade e para o escoamento do excesso, também é importante fazer o cercamento do entorno da nascente, utilizando-se uma cerca de arame e plantas nativas. Para tapar a fonte, Santos recomenda a utilização de concreto, laje de areia ou uma camada plástica revestida de grama.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada