dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     20/04/2024            
 
 
    
Recursos Hídricos    
Cocari: Projeto Olho D'Água alcança a marca de 500 nascentes restauradas
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Cocari
30/03/2015

Na semana em que foi comemorado o Dia Mundial da Água – em 22 de março – o Projeto Olho D’Água, realizado em parceria entre a Cooperativa Cocari, de  Mandaguari, PR, e a Nortox, recuperou a nascente de número 500. Lançado em novembro de 2009, o Projeto Olho D’Água nasceu da preocupação com a qualidade da água consumida pelas famílias dos produtores rurais na área de ação da cooperativa. A nascente de número 500 fica na propriedade de Sonia Regina Durão Gouveia e Valterlei Alves Gouveia, em Cruzmaltina, e a restauração ocorreu na última quarta-feira (25/03). A iniciativa para a realização do projeto contribui para a preservação de rios e mananciais, garantindo água limpa para consumo e uso nas atividades agrícolas. Antes de restauradas, além da baixa vazão, as minas também não apresentam condições necessárias de higiene, podendo trazer até mesmo problemas de saúde pelo consumo de água de má qualidade.

500 minas
O gerente do Departamento de Segurança, Engenharia e Meio Ambiente da Cocari (Desema), Ademir Zussa, fala sobre a marca das 500 minas restauradas. “O Projeto Olho D’Água chega a 500 minas de água recuperadas e mais de 200 em fila de espera, o que nos enche de orgulho e satisfação, principalmente nesta época em que observamos as áreas urbanas passando por sérias dificuldades pela falta de água devido à ausência de preservação das matas ciliares das nascentes, que alimentam as reservas de consumo”, frisou o gerente do Desema.

Conscientização
“A marca alcançada já é grandiosa por tornar possível levar água potável para o homem do campo, evitar assoreamentos, contaminações externas e contribuir para o aumento do volume de água, e leva algo ainda maior, que é a conscientização e a valorização da importância de protegermos as nascentes e as matas ciliares, para garantir o presente e o futuro, sendo visível como isto ocorre nas pessoas que recebem o projeto”, destacou Ademir Zussa. “Outro fato gratificante é o projeto ter sido iniciado no Dia do Rio (24/11/2009) e chegarmos as 500 minas restauradas no dia 25 de março deste ano, dentro da Semana Mundial da Água”, complementou o gerente do Desema.

Fim do sofrimento
Sonia Regina e Valterlei Alves Gouveia começaram a trabalhar com a agricultura há cerca de quatro anos, quando vieram de Curitiba para morar em uma área que Sonia herdou do pai, Pedro Durão. A nascente que agora foi restaurada por meio do projeto tinha pouca vazão e não supria nem mesmo as necessidades da família, conforme ressaltou Sonia. “A água que utilizávamos vinha do sítio da minha irmã, mas era muito sofrimento porque a mina de lá sempre secava e nós ficávamos sem água. Já chegamos a ficar 15-20 dias sem água aqui, economizando o pouco que tinha na caixa d’água que fica fora de casa para fazer comida, tomar um banho, tudo para não ficar sem água, era muito difícil”, contou dona Sonia.

Bem precioso
O problema da falta de água na propriedade do casal terminou agora com a restauração da mina, e o resultado foi comemorado. “Quando ainda éramos clientes da Cocari, o Maxsuell [Sanches, gerente da regional Cruzmaltina] veio fazer uma visita e ficou sabendo que estávamos sem água, em plena colheita da safra. O gerente falou: ‘Isso não pode ficar assim, precisamos resolver isso!’ Nós estávamos em processo para entrar para a Cocari e logo que isso aconteceu, já nos inscrevemos no cadastro de espera”, relatou. “Fiquei muito feliz quando chegou nossa vez e hoje estamos realizando nosso sonho de ver a mina arrumada. Esse projeto da cooperativa é muito importante porque o mundo gira em torno da água. Se nós não tivermos água, como é que iremos produzir? Sem água não tem vida! Então, nós temos que preservar essa bênção que Deus nos deu”, comemorou Sonia.

Paraíso
O produtor Valterlei também agradece e parabeniza a Cocari pela iniciativa. “Foi uma mudança radical do que era a mina para o que se tornou agora, graças ao trabalho desse Projeto Olho D’Água da Cocari. O resultado ficou divino, muito útil e este é um serviço que eu nunca chegaria a este resultado, por mais que eu investisse algum recurso porque era um investimento que não tínhamos ideia de como fazer, e conseguimos graças ao serviço dos funcionários da Cocari. Nossa mina ficou um paraíso”, declarou.

Natureza agradece
“Hoje estamos com o problema resolvido, e não só o nosso, mas a natureza ficou até mais bonita. É um bem que não tem preço, é uma riqueza que não tem como mensurar. Além de auxiliar o trabalho no sítio, esse tipo de serviço ainda agrega valor, conforto e beleza para a propriedade”, reforçou Valterlei. “Durante 15 anos, enquanto morávamos em Curitiba, nós compramos água mineral porque descobrimos que o consumo da água da torneira estava deixando a família doente e agora temos esta mina, que eu não poderia imaginar que daria tanta vazão de água. Eu agradeço de coração e espero que continue esse trabalho, que a cooperativa continue incentivando os produtores para terem esse resultado”, afirmou.

Repartindo a água
Nos próximos dias mais uma família irá desfrutar dos benefícios da água da mina recém-restaurada, além do casal e do filho, Walterley Jorge Durão Gouveia. Agora que o problema da falta de água foi resolvido, o funcionário Maurilio Coutinho de Castro virá morar com a esposa e as duas filhas na propriedade. “O rapaz que trabalha aqui vai se mudar com a família depois da Páscoa, já que agora temos água na propriedade, não vai mais precisar vir e voltar de moto todos os dias. Ele paga caro pela água na cidade e aqui vai ter de graça, e este é um dom de Deus!”, enfatizou Sonia.

Necessidade básica
De acordo com o gerente da regional Cruzmaltina, Maxsuell Sanches, com esta já são 70 minas restauradas na regional, que compreende os municípios de Cruzmaltina e Faxinal. “É uma satisfação muito grande ver a alegria dos cooperados com a realização deste projeto, que é destinado a atender uma necessidade básica que é a água. Eles vieram tocar o sítio e sofriam pela falta de água. Nós fizemos o cadastro anos atrás e agora a mina deles foi a de número 500. Esta é uma iniciativa muito válida que a cooperativa teve em parceria com a Nortox. Com esta já foram restauradas 70 minas na regional, o que representa 14% das restaurações, e continua tendo bastante procura”, frisou.

Cumprindo a missão
“Com o Projeto Olho D’Água já foram beneficiadas inúmeras famílias e com isso a Cocari atende o que está na missão da cooperativa, que é promover o desenvolvimento dos cooperados e a preservação ambiental. Nós estamos fomentando cada vez mais porque não são somente as famílias que desfrutam disso, mas a região toda ganha, com a conscientização da necessidade da preservação”, concluiu Maxsuell Sanches.

Nobre missão
Quem realiza o trabalho é o técnico em restauração de minas, Dorival Silvestre dos Santos, que conta sempre com auxílio de uma pessoa, geralmente o próprio produtor. Ele foi o responsável pela restauração das 500 minas, percorrendo os municípios da área de ação da Cocari desde o lançamento do projeto, em 2009. “É gratificante ver que as pessoas que realmente dependem dessa água poderão usufruir de uma água com essa qualidade. Fiz muitas amizades nessas 500 restaurações de minas. Receber o agradecimento dos produtores por este trabalho não tem preço que pague, é um serviço que eu faço com muito carinho, com amor mesmo, e a cada mina restaurada eu aprendo mais”, ressaltou.

Vazão
Segundo Dorival Silvestre dos Santos, a vazão encontrada antes da restauração era de, aproximadamente, 1.400 litros por hora. Depois do trabalho, a vazão subiu para cerca de 3.600 litros por hora. “Eles buscavam água longe, tendo água potável na propriedade deles. Hoje com essa mina restaurada dá para manter dez famílias tranquilamente, e antes não se conseguia manter uma porque a mina estava afogada, com a água sendo desviada”, ressaltou. “A mensagem que deixo aos produtores é para que compartilhem a água com quem precisa, porque a água é essencial para a vida e não é nossa, a água vem de Deus, que possam desfrutar e servir muitas pessoas. E essa será uma herança para nossos netos, estamos fazendo isso pensando no futuro”, resumiu o técnico em restauração de minas.

Projeto já rendeu prêmios
Em 2014, o Projeto Olho D’Água conquistou o primeiro lugar no 9º Prêmio Cooperativa do Ano, promovido pelo Sistema OCB, cuja premiação ocorreu em Brasília. O prêmio contou com inscrições de projetos de 185 cooperativas, em sete categorias. Com este projeto, a Cocari venceu na categoria Desenvolvimento Sustentável. No Paraná, além da parceria com a Nortox, a iniciativa recebe apoio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMA), do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e do Instituto Emater. Em Goiás, Cocari e Nortox contam com apoio da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Goiás (SEMARH-GO).

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada