dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     24/04/2024            
 
 
    
Sistemas Agroflorestais        
Agroindústria de guaraná vai ampliar renda de produtores familiares no Amazonas
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Mateus Zimmermann, MDA
31/03/2015

Foi inaugurada, nesta segunda-feira (30), em Maués (AM), uma agroindústria de guaraná para realizar o beneficiamento da produção de mil famílias de trabalhadores rurais do Território da Cidadania Baixo Amazonas. Com investimento do Governo Federal da ordem de R$ 678 mil, por meio do Programa de Apoio a Infraestrutura e Serviços nos Territórios do Ministério do Desenvolvimento Agrário (Proinf/MDA), a agroindústria terá gestão compartilhada entre a prefeitura municipal e a Cooperativa de Produtores Rurais de Maués.
 
Para o secretário de Desenvolvimento Territorial (SDT/MDA), Humberto Oliveira, o investimento em agroindustrialização e a agregação de valor fortalece a agricultura familiar. “ Nos últimos 12 anos, ocorreu uma importante mudança de olhar voltado mais para o interior, para os territórios rurais onde vive boa parte da população que produz os alimentos do nosso país. Uma nação diversa, onde cada povo tem sua importância e tradições. Tão importante quanto a obra que estamos inaugurando hoje, é a preservação da cultura deste território. A fábrica vai agregar valor à produção, vai melhorar a vida da população, dos agricultores e de toda a a comunidade”.
 
Já o secretário extraordinário de Regularização Fundiária na Amazônia Legal, Sérgio Lopes, lembrou que o crescimento rural auxilia no desenvolvimento do país. “O desenvolvimento rural é um compromisso da presidenta Dilma e de todo o nosso governo. Um compromisso com os mais pobres, um compromisso que tirou o Brasil do mapa da fome e que garantiu um futuro de mais esperança e dignidade para todos os povos da amazônia Sde todo o Brasil, com mais renda e mais qualidade de vida no campo”.
 
Segundo o prefeito de Maués, Padre Carlos Goés, o funcionamento da fábrica é um sonho que realiza. "Temos um grande conjunto de investimentos do Governo Federal. É um importante parceiro da nossa comunidade, com o Mais Médicos e as unidade de saúde, com o Luz Para Todos, com o apoio à agricultura familiar, com os investimento em educação, com a alimentação escolar e a construção de escolas. Estamos vivendo um momento especial em nosso município, temos o apoio do Governo e a vontade de trabalhar muito, e tudo isso está ajudando a mudar a realidade da nossa cidade”, destacou o prefeito de Maués, durante o ato de inauguração da agroindústria de guaraná.
 
Plano de Inclusão Produtiva
Durante a inauguração da agroindústria do guaraná, também foi realizado o lançamento do Plano Municipal de Inclusão Produtiva, que visa articular ações do município para o fortalecimento da agricultura familiar e a melhoria de renda dos produtores rurais, como explicou o padre Carlos Goés. “A prefeitura não tem condição de atuar sozinho no desenvolvimento da agricultura familiar, por isso a importância desse plano. Com o apoio do Governo Federal, estamos construindo caminhos para alavancar a nossa produção de guaraná e de outros produtos que nossos agricultores plantam. Temos um plano completo que tenho certeza vai atender a maioria das famílias do meio rural da nossa região.”

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada