dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     24/04/2024            
 
 
    
Sanidade vegetal      
Unidade de referência atendida pela Emater PR reduz em 50 por cento gasto com agroquímicos
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Emater PR
31/03/2015

Uma informação técnica de qualidade pode fazer toda a diferença para a tomada de decisão do produtor durante a safra.oi o que concluíram, em Pitanga, técnicos da Emater, Embrapa/Soja e da Coperagro, ao avaliarem o resultado do trabalho do Projeto Plante seu Futuro no Município. Isso aconteceu durante visita à Unidade de Referência implantada na propriedade dos irmãos Mauro Marques, Ronaldo e Luiz, da comunidade Rio Quieto de Cima.

Eles adotaram o MIP e MID (Manejo Integrado de Pragas e Manejo Integrado de Doenças) em uma área de 12,10 hectares de soja, que foi monitorada e acompanhada para realizar aplicações de agroquímicos apenas quando houvesse necessidade de controle da lagarta falsa medideira e de doenças como a ferrugem da soja.

Com a observação e acompanhamento, o produtor se sentiu seguro em retardar ou até em não realizar a aplicação de inseticidas, em situação onde a praga não representava risco para a lavoura, destacou o técnico João Bastista da Coperagro.

O produtor Mauro Marques testemunhou que economizou 4 aplicações devido ao monitoramento, destacando que não precisou aplicar preventivamente inseticida para o controle do percevejo, sendo que seus vizinhos realizaram aplicação sem necessidade; outra prática que contribuiu para a redução do custo, foi a adoção da agricultura de precisão, melhorando a fertilidade do solo, que foi corrigido na implantação da cultura de trigo na safra passada. A Unidade acompanhada pela Emater teve produtividade média de 155 sacas por alqueire.

O produtor salienta que continuará seguindo com as práticas, no próximo ano, e que a experiência foi boa. Isso porque ela auxiliou nas decisões e com ótimos resultados, como na economia de 50 por cento nos custos se comparado aos outros 45 alqueires cultivados na mesma propriedade.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada