dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     25/04/2024            
 
 
    
Solos    
2015 - Ano Internacional do Solo, ação coletiva e colaboração para cuidar do solo e da água
O solo é um recurso natural não-renovável que, devido à forte urbanização da sociedade, crescimento da população e do padrão de consumo-mercado, está sendo exigido acima da capacidade de recomposição
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Beata E. Madari, Márcia T. M. Carvalho, Pedro L. O. A. Machado, Carlos M. Ferreira
06/04/2015

O solo é um recurso natural não-renovável que, devido à forte urbanização da sociedade, crescimento da população e do padrão de consumo-mercado, está sendo exigido acima da capacidade de recomposição.

O solo é uma fina camada superficial da terra, e, similarmente à nossa pele, os solos são o meio sólido de interação do planeta Terra com seu ambiente. A manutenção dos solos em condições de realizar suas funções é fundamental para o bem estar e sobrevivência do planeta.

Dentre as várias funções do solo, destacam-se:

  • É o meio mais importante para a produção agropecuária e, portanto, a principal fonte para alimentação humana;
  • É o meio de produção de biomassa para produção de energia renovável (bioenergia);
  • É filtro natural que mantém os estoques subterrâneos de água doce limpos;
  • É casa de uma biodiversidade imensa que atua na ‘fitness' do solo para ser utilizado e é uma fonte importante para o desenvolvimento de plantas mais saudáveis e de produção de farmacêuticos (por exemplo antibióticos);
  • É fundação para estradas, edificações, cidades e indústrias;
  • É um armazém natural de carbono e água, elementos fundamentais para o equilíbrio e adaptabilidade de ecossistemas terrestres aos eventos climáticos extremos.
  • A atividade humana é a que gera maior impacto sobre os solos, numa escala e velocidade que está afetando as funções do solo, apesar da grande capacidade dos solos em superar alterações negativas. A preocupação é que as alterações estão avançando em proporções que podem causar problemas e prejuízos. Por exemplo, uma grande voçoroca assoreando rios e lagos tem como consequência prejuízos para o agricultor, que perde este valioso recurso, podendo interferir na quantidade e qualidade da produção agrícola e na segurança alimentar. Afeta também a sociedade, devido à interferência na geração de energia, navegabilidade, deformação da paisagem e outros. Assim, é interesse de todos que seja evitada a degradação dos solos.

O Pacto Global da Organização das Nações Unidas (United Nations Global Compact - UNGC) é uma iniciativa que opera de forma estratégica, tendo como base dez princípios bem aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. O objetivo do UNGC é fornecer subsídios aos interessados em apoiar e aplicar, dentro da sua esfera de influência, os princípios preestabelecidos.

No que se refere ao meio ambiente, a UNGC preconiza três princípios: i) adotar abordagem preventiva em relação aos desafios ambientais; ii) desenvolver iniciativas a fim de promover maior responsabilidade ambiental; e iii) incentivar o desenvolvimento e a difusão de tecnologias ambientalmente sustentáveis.

As orientações para os interessados são divulgadas por meio de "guidelines" ou manuais. Encontra-se em processo de elaboração o "guideline - Princípios Empresariais para o Manejo dos Solos", direcionado para empresas e produtores com informações de práticas sustentáveis em relação aos solos. Este documento foi elaborado em reuniões que ocorreram em Nova York, Bonn, Singapura e Nairóbi. No dia 5 de março de 2015, em São Paulo (SP), houve a reunião regional para a América Latina.  A proposta do grupo responsável pelo "guideline" é que ele seja publicado em 2015, ano internacional do solo.

Participam das reuniões da UNGC, visando à elaboração dos documentos, representantes de empresas, que já aderiram ao Pacto Global e especialistas. Na reunião de São Paulo participaram o professor Dr. Yuri Zinn, da Universidade Federal de Lavras; Dr. Martin Diaz-Zorita, gerente de agronomia para a América Latina da Monsanto BioAg, sediada em Buenos Aires, Argentina; o Sr. Fabrício Peres, gerente da LATAM da Syngenta; o Sr. João Oliveira, coordenador de produção sustentável no Brasil da Syngenta, sediados em São Paulo; a professora Dra. Tsai Siu Mui, diretora da CENA/USP em Piracicaba; o Dr. Matias Ruffo, gerente geral da Bioceres Semillas, sediado em Rosário, Argentina; e a Dra. Beata Emoke Madari, pesquisadora da Embrapa (foto).

O desafio do UNGC é disponibilizar os "guidelines" e conseguir a adesão de empresas privadas e públicas e agricultores que usufruem ou exercem atividades que afetam o solo e entendam seu valor dentro das cadeias produtivas dos seus empreendimentos e os benefícios que o manejo adequado pode agregar ao seu negócio. É também importante que entendam que o mal uso deste recurso natural a nível local tem implicações globais.

Mais informação sobre o Pacto Global das Nações Unidas:
www.unglobalcompact.org e www.pactoglobal.org.br

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Solo
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada