dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     18/04/2024            
 
 
    
Sanidade vegetal    
Laboratórios do Incaper identificam pragas e doenças de plantas de forma gratuita para agricultores
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Incaper
07/04/2015

Muitas lavouras de produtores rurais são atingidas por pragas ou doenças de plantas, que podem causar prejuízos econômicos e até mesmo a perda de culturas. "Por isso, a identificação tanto de insetos e outras pragas como agentes causadores de doenças é fundamental para seu controle. Com o objetivo de realizar essa identificação, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) oferece, de forma gratuita, o serviço de análise nos laboratórios de entomologia e de fitopatologia, localizados nos Centros Regionais de Desenvolvimento Rural de Linhares, no Norte, e em Domingos Martins, na região Serrana do Espírito Santo.

O laboratório de entomologia do Incaper presta serviço de avaliação e identificação de pragas de diversas culturas. Seu público-alvo são os agricultores, técnicos da iniciativa privada, extensionistas dos escritórios locais do Incaper e Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), bem como o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), quando envolve o levantamento de espécies quarentenárias.

Para o pesquisador José Salazar Júnior, responsável pelo laboratório de entomologia do Centro Serrano, essa unidade concentra todas as atividades de identificação de pragas e armazenamento de amostras, sendo a referência do Incaper para esse tipo de trabalho. “O laboratório é a base de várias pesquisas, como o levantamento de mosca das frutas e bicho mineiro e seus inimigos naturais em café. Também é feita avaliação de produtos alternativos e tecnologias no controle de pragas, além do atendimento direto ao agricultor da região”, falou Salazar.

O pesquisador responsável por esse laboratório no Centro Norte, Renan Batista Queiroz, afirma que o agricultor tem diversos benefícios com a utilização do laboratório. “Além de ser um serviço gratuito, o produtor rural pode ser orientado, a partir da identificação da praga, sobre como solucionar esse problema em sua propriedade”, falou Renan.

A demanda de atendimento ao público para o laboratório de entomologia aumenta a cada ano. No Centro Serrano, por exemplo, foram avaliadas 60 amostras em 2012, 111 em 2013 e 142 em 2014, considerando apenas o atendimento ao público, com exceção das amostras processadas para a pesquisa.

Laboratório de fitopatologia
O laboratório de fitopatologia tem como principal finalidade proporcionar o suporte para o desenvolvimento de projetos de pesquisa do Incaper, bem como atender ao público por meio do diagnóstico de doenças de plantas em amostras que são encaminhadas por agricultores. Apenas em 2014, o laboratório de fitopatologia do Centro Serrano realizou 896 análises em 615 amostras e o do Centro Norte, em Linhares, analisou 276 amostras.

Segundo os pesquisadores Enilton Santana e Karin Tesch, responsáveis técnicos pelo laboratório de fitopatologia do Centro Norte, o público e principalmente os produtores poderão buscar todas as informações necessárias sobre a ocorrência e o manejo das doenças fúngicas, bacterianas, nematoses, viróticas e também doenças de causas abióticas.

“Todas as amostras de material para diagnóstico que chegam ao laboratório são identificadas e registradas em livro próprio ficando em cadastro o material, os sintomas e a identificação do patógeno, o que possibilita a recuperação das informações e a rastreabilidade no caso de doenças de importância econômica da agricultura capixaba”, explicou o chefe da área de pesquisa do Incaper, José Aires Ventura.

Qualidade no serviço e gratuidade
“Os laboratórios do Incaper são de fundamental importância para o desenvolvimento de pesquisas com doenças que causam danos econômicos para culturas no Espírito Santo. Além disso, seus resultados podem trazer benefícios tanto para agricultores como para o público em geral. É possível viabilizar alternativas de controle mais baratas, com redução do uso de agrotóxicos. Também evita-se a intoxicação alimentar de pessoas”, explicou José Aires Ventura.

Ele disse que, para o produtor rural e público em geral, os laboratórios possibilitam a identificação correta das doenças nas plantas, o que viabiliza que sejam tomadas providências adequadas e tecnicamente corretas para as estratégias de controle. “Destacamos que os laboratórios prestam serviço à defesa fitossanitária estadual e federal de forma gratuita, prevenindo a entrada de doenças que ainda não ocorrem no Estado e que podem ameaçar a economia”, destacou o chefe da área de pesquisa.

Acesso ao serviço
O produtor pode solicitar o serviço por meio dos escritórios locais do Incaper, levando amostras para serem encaminhadas aos laboratórios; ou indo diretamente, com as amostras, aos locais de recolhimento, seja em Linhares e ou em Domingos Martins. Confira abaixo os telefone e endereços:

Centro Regional de Desenvolvimento Rural Centro Norte – Linhares
Endereço: BR 101 Norte, km 151, Caixa Postal 62. Linhares, Espírito Santo. CEP: 29915-140

Laboratório de Entomologia
Telefone: (27) 3371- 4803
Responsável técnico: Renan Batista Queiroz - Engenheiro agrônomo, doutor em entomologia.

Laboratório de Fitopatologia
Telefone: (27) 3371-4679/(27) 3371-4659
Responsável técnico: Enilton Nascimento Santana – Engenheiro agrônomo e doutor em Fitopatologia.
Equipe: Karin Tesch Kuhlcamp – Engenheira agrônoma, mestre em produção vegetal/ fitossanidade.


Centro Regional de Desenvolvimento Rural Centro Serrano – Domingos Martins
Endereço: BR 262, KM 94, Aracê, Domingos Martins. CEP: 29278-000

Laboratório de Entomologia
Telefone: (27) 3248-1701
Responsável técnico: José Salazar Zanuncio Junior – Zootecnista e Doutor em Entomologia.

Laboratório de Fitopatologia
Telefone: (27) 3248-1683
Responsável técnico: Helcio Costa – Engenheiro agrônomo e doutor em Fitopatologia

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada