dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     24/04/2024            
 
 
    
Safra  
Encontro debate safras de soja no MS
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Embrapa Agropecuária Oeste
14/04/2015

Debater e avaliar a safra da soja 2014/2015 em Mato Grosso do Sul e estabelecer as perspectivas da próxima safra são os objetivos centrais do encontro que acontecerá nesta quarta-feira, 15 de abril, no auditório da Embrapa Agropecuária Oeste, em Dourados, MS. As inscrições estão abertas, são gratuitas e podem ser feitas pela internet no site da Unidade.

Temas como cultivares, ocorrência de pragas e doenças, custo de produção, comercialização, clima e informações do Siga MS, serão abordados. Após as palestras, haverá debate que terá como mediador o Chefe Geral da Embrapa Agropecuária Oeste, Guilherme Lafourcade Asmus. Representantes da AprosojaMS, Fundação MS, Sepaf, Aastec e de cooperativas serão principais os debatedores convidados. O evento terá início às 7h30, com termino previsto para às 12h.

O evento deverá reunir consultores, técnicos da assistência técnica rural, produtores, representantes de cooperativas e de órgãos do governo, além de outras pessoas interessadas no assunto.

Para o Chefe Adjunto de Transferência de Tecnologias da Embrapa Agropecuária Oeste, Auro Akio Otsubo, o evento é uma oportunidade de troca de impressões e experiências importantes, "pois a cada ano, a safra apresenta lições, e a reunião dessas informações possibilita que sejam estabelecidos cenários para as próximas safras".

Ele exemplifica a importância da troca de informações com os diversos elos da cadeia produtiva. "A Helicoverpa armigera é uma praga que preocupou a todos nas últimas safras. Por isso, foi o assunto principal de reuniões, treinamentos, trocas de experiências, pesquisas, caravanas, entre outros. Existem determinadas circunstâncias que são previsíveis e outras nem tanto. Por isso, acredito que encontros que favoreçam o diálogo e a integração de diferentes atores que atuam na cadeia produtiva, sempre possibilita crescimento e obtenção de resultados favoráveis para todos os envolvidos", acrescentou Auro.

Segundo o engenheiro agrônomo Antonio Luiz Neto Neto, esse evento é uma demanda que nasceu no Grupo Plantio na Palha (GPP). O GPP é principal fórum de discussão do sistema de produção da região, do qual a Embrapa Agropecuária Oeste faz parte. "Essa iniciativa que favorece o debate e troca de experiências deverá favorecer a tomada de decisões dos produtores para a próxima safra de soja", informou Antonio.

O evento é uma realização da Embrapa Agropecuária Oeste, Grupo Plantio na Palha, Associação das Empresas de Assistência Técnica Rural de Mato Grosso do Sul (Aastec/MS) e Associação dos Engenheiros Agrônomos da Grande Dourados (Aeagran). Esse encontro tem ainda o apoio da Famasul, Fundação MS e Granos Corretora;conta com a parceria da Secretaria de Estado de Produção e Agricultura Familiar (Sepaf/MS) e das cooperativas Lar, Coamo, CVale, Camda, Copasul e Copacentro.

Programação do evento
7h30 - Recepção e inscrição
8h - Abertura
8h15 - Informações Siga MS - Lucas Galvan (Famasul)
9h - Condições climáticas da safra - Carlos Ricardo Fietz (Embrapa Agropecuária Oeste)
9h20 - Ocorrência de doenças - José Fernando Jurca Grigolli (Fundação MS)
9h40 - Ocorrência de pragas - Crébio José Ávila (Embrapa Agropecuária Oeste)
10h - Coffee break
10h20 - Viabilidade econômica da cultura da soja - Alceu Richetti (Embrapa Agropecuária Oeste)
10h40 - Comercialização e logística - João Pedro Cuthi Dias (Sophus Consultoria)
11h10 - Debate - Mediador: Guilherme Lafourcade Asmus (Embrapa Agropecuária Oeste). Convidados: Aprosoja/MS, Fundação MS, Sepaf/MS, Aastec/MS e cooperativas.
12h - Encerramento
Christiane R. Congro Comas (Mtb-SC 00825/9 JP)
Embrapa Agropecuária Oeste
agropecuaria-oeste.imprensa@embrapa.br
Telefone: (67) 3416-6884

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada