dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     24/04/2024            
 
 
    
Manejo    
Encontro aborda cultivo e produção de frutas cítricas
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Epamig
16/04/2015

A Citricultura será tema de um Encontro Técnico que a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) promoverá no dia 29 de abril, na cidade de Campanha (Sul de Minas). O evento, gratuito, será realizado em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais e Prefeitura Municipal.

Nesta segunda edição do Encontro, serão abordados temas como poda, nutrição, irrigação e manejo de doenças. A comercialização e a valoração das frutas críticas serão temas da palestra do representante da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) Gabriel Bitencourt de Almeida. O manejo de doenças como o ‘Greening – HBL’ e a ‘Mancha marrom de alternária’ será apresentado por pesquisadores da Embrapa (apoiadora do evento), do Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus) e do Centro de Citricultura.

Durante o evento, será apresentada a edição 281 da revista Informe Agropecuário da Epamig sobre Citricultura, que traz informações e tecnologias que visam a produção com qualidade, por meio do controle de pragas e doenças, melhoramento genético e uso de cultivares copa e porta-enxertos.

A citricultura ocupa uma posição de destaque na fruticultura brasileira, uma vez que o país é o maior produtor mundial de laranja, segundo maior de tangerina e terceiro de lima ácida Tahiti; sendo responsável pela produção de mais da metade do suco de laranja consumido no mundo. Minas Gerais é o quarto maior produtor de cítricos no Brasil, com destaque para laranja, limão e tangerina.

De acordo com a pesquisadora Ester Ferreira da Epamig Sul de Minas, a atividade é comum a todas as regiões do Estado, inclusive em pequenas propriedades e em pomares caseiros. “Se traçarmos um perfil da citricultura comercial em Minas Gerais podemos dizer que a produção de laranjas do Triângulo Mineiro é voltada para o atendimento de indústrias de sucos do estado de São Paulo; o Sul de Minas e a região Central se destacam na produção de tangerina para mercado in natura e a região Norte, principalmente, o Perímetro Irrigado do Jaíba, vem se destacando na produção de Tahiti para a exportação. Sobre o município de Campanha, Ester informa que a produção anual é de 1,5 milhões de toneladas de tangerina Ponkan, provenientes de aproximadamente 1.000 hectares plantados.

O 2º Encontro Técnico da Citricultura será realizado no Centro Cultural de Campanha. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no dia e local do evento a partir de 8 horas. Mais informações Epamig Sul de Minas (35) 3829-1190 e Sindicato Rural de Campanha (35) 3261-1108.

2º Encontro Técnico da Citricultura
Data: 29 de abril de 2015
Horário: a partir de 8h (programação anexa).
Local: Centro Cultural de Campanha – Rua Monte Castelo s/n – Próximo à Estação da Laranja – Campanha/ MG.
Inscrições gratuitas.
Informações: Epamig Sul de Minas (35) 3829-1190 e Sindicato Rural de Campanha (35) 3261-1108.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada