dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    
Qualificação e Aprendizagem      
Técnicos do AM são capacitados para aperfeiçoar planejamento de financiamento para setor rural
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Embrapa Amazônia Ocidental
16/04/2015

Até que o alimento chegue à mesa do consumidor, diversas etapas devem ser cumpridas e, para muitas delas, é necessário que o agricultor disponha de recursos financeiros. Nesse contexto, técnicos que lidam diretamente com a análise de crédito ao produtor foram capacitados, de 07 a 09 de abril, em um curso destinado a melhorar o planejamento de financiamentos de projetos agropecuários, por meio de conhecimentos sobre sistemas de produção de culturas de importância social e econômica para o Amazonas. Nos três dias, cerca de 40 profissionais de fomento da Afeam (Agência de Fomento do Estado do Amazonas) e do Idam (Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas) participaram da atividade.

A capacitação, intitulada Sistemas de Produção de Culturas de Importância Social e Econômica para o Estado do Amazonas, foi ministrada por pesquisadores da Embrapa Amazônia Ocidental e percorreu campos experimentais da empresa e propriedades de agricultores situados nos municípios de Iranduba, Manaus, Novo Airão e Rio Preto da Eva. O curso apresentou pontos importantes que devem ser levados em conta na hora de se avaliar um financiamento, como aspectos tecnológicos da produção sustentável, gestão da propriedade, coeficientes técnicos e sistemas de custos.

Apesar de a capacitação ter levantado diversos debates sobre as potencialidades e dificuldades da produção rural no Amazonas de forma ampla, dez culturas específicas obtiveram destaque durante os três dias de atividades: mandioca, milho, feijão, banana, citros, piscicultura, guaraná, olericultura em cultivo protegido, seringueira e cupuaçu.

Conforme o pesquisador da Embrapa Amazônia Ocidental e coordenador do evento, José Olenilson Pinheiro, a capacitação foi o pontapé inicial de uma parceria que pode ser crucial para fortalecer a produção agropecuária no Amazonas. “Foi um momento importante, também, para que a Embrapa pudesse mostrar novas tecnologias que vêm sendo validadas em diversas áreas, como cultivares mais produtivas, resistentes a doenças e bem adaptadas à região, além de sistemas de produção de culturas importantes”, destacou.

O diretor executivo da Afeam, Marcos Paulo Vale, concorda e, para ele, a parceria entre Afeam, Idam e Embrapa pode formar uma base sólida para o desenvolvimento sustentável da agricultura no Estado. “Essa capacitação é um marco inicial e é importante, pois traz mais informações para os nossos técnicos e acrescenta muito no nosso trabalho, principalmente em termos de resultado final. Quando o técnico entende melhor a realidade da produção rural, o produtor também ganha, porque, além de alcançar o seu objetivo, de desenvolvimento da atividade produtiva, assegura também que vai ter o retorno do financiamento”, destacou.

Participaram como instrutores do curso: Aparecida Claret (cupuaçu); Antonio Izel e Roger Crescêncio (piscicultura); Antonio Sabino Rocha (banana); Everton Cordeiro (seringueira); Firmino Filho (guaraná); Inocencio Oliveira (grãos); José Olenilson Pinheiro (coeficientes técnicos de sistemas de produção agrícola); Marcos Garcia (citricultura); Miguel Dias (mandioca); e Rodrigo Berni (olericultura em cultivo protegido).

Visita a produtores
Além de o curso ter passado pelos campos experimentais da Embrapa localizados em Manaus e Iranduba, o roteiro do curso contemplou visitas ao produtor de bananas José Bernaldo dos Santos, em Novo Airão; ao produtor de peixe Luis Bonfá, em Rio Preto da Eva; e ao produtor de citros Sebastião Siqueira de Souza, também em Rio Preto da Eva.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada