dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     20/04/2024            
 
 
    
Agronegócio    
IBA aprova novos projetos e foca na competitividade do setor
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Abrapa
16/04/2015

Em sua 34ª reunião, o Conselho Gestor do IBA – Instituto Brasileiro do Algodão, reunido na sede da Abrapa, no último dia 7, deu prosseguimento a diversas deliberações, incluindo a aprovação de sete novos projetos. De acordo com Haroldo Rodrigues da Cunha, presidente executivo, a entidade preza, sobretudo, pelo bom uso dos recursos destinados aos projetos. “O que exigimos é a qualidade e a entrega de resultados, pois nosso foco é a construção de um setor cada vez mais competitivo”.
 
Criado em 2010 para receber e gerir os recursos advindos do acordo final do contencioso do algodão na OMC, o IBA vem investindo em projetos de sustentabilidade; capacitação; serviços de informações de mercado; uso de bens de capital e fitossanidade. Também realizou no ano passado o 1º Workshop de Projetos do Instituto Brasileiro do Algodão, que reuniu representantes das nove entidades estaduais e da Abrapa, com o objetivo de compartilhar experiências, sugerir ações e identificar oportunidades. “O próximo workshop deverá ser realizado em 2016. Esse prazo de dois anos entre um evento e outro é fundamental para que possamos analisar os resultados alcançados e traçar ações futuras”, explica Haroldo Cunha. Outra ideia é intercalar os workshops com seminários. “Estamos avaliando a melhor época para isso”.
 
Projetos aprovados
Na última reunião do IBA foram aprovados sete novos projetos, a maioria para início imediato. Confira a seguir:
 
ABAPA – Associação Baiana dos Produtores de Algodão
- Fortalecimento do Ambiente Institucional da Abapa
Ações estratégicas para o desenvolvimento da cadeia produtiva do algodão no Estado, beneficiando diretamente 202 produtores em nove municípios, totalizando uma área de 276,861 ha na safra 2014/2015.
 
Ministério das Relações Exteriores
- Cooperação Sul – Sul para promoção do trabalho decente em países produtores de algodão na África e América Latina
O projeto será realizado, até 2019, pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e Organização Internacional do Trabalho (OIT). A proposta é compartilhar e adaptar a experiência brasileira em países interessados. O governo brasileiro e a OIT estabelecerão missões de prospecção, executarão e acompanharão o desenvolvimento das atividades.
Principais resultados esperados: prevenção e eliminação do trabalho infantil e do trabalho forçado, e inclusão produtiva com foco na formação e emprego de jovens e mulheres.
 
AMAPA - Associação Maranhense dos Produtores de Algodão
- Recuperação de Estradas Vicinais de Fazendas Produtoras de Algodão do Maranhão
O projeto, a ser realizado de 2015 a 2016, visa a recuperação de 177 km de estradas vicinais de fazendas produtoras de algodão do estado do Maranhão de associados da AMAPA. A recuperação e manutenção dessas estradas contribuirão para melhorar o recebimento de insumos e o escoamento da produção de algodão na região.

AMPA - Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão
- Aplicação de tecnologia para melhoria da qualidade do algodão através da aquisição de equipamentos classificadores de fibra.
O objetivo é proporcionar ao produtor maior agilidade e confiabilidade na classificação HVI , assim como maior eficiência e margem operacional, possibilitando a obtenção de melhores preços na comercialização através da homogeneização dos lotes de pluma. A máquina, a ser adquirida ainda este ano, será entregue para a Cooperativa Agrícola dos Produtores da Serra da Petrovina (Copaspe), à qual 21 produtores são associados, totalizando aproximadamente 6 mil ha na safra 2015/2016.
 
AMAPA - Associação Maranhense dos Produtores de Algodão
- Mapeamento de ocorrência e implantação de medidas básicas para o controle de bicudo no Estado
Objetivo: controle, mitigação e erradicação de pragas e doenças. A Amapa vai mapear a incidência e implantar medidas básicas para que os produtores possam obter maior produtividade, auxiliando ativamente na sustentabilidade da cultura. Esse projeto segue até 2019.
 
ABAPA – Associação Baiana dos Produtores de Algodão
- Qualificação de profissionais na área administrativa para o desenvolvimento das propriedades produtoras de algodão.
Melhorar a gestão das propriedades, capacitando profissionais que praticam atividades administrativas nas fazendas. Meta é capacitar 300 colaboradores de cotonicultores até dezembro de 2015, em Contabilidade e Custos; Direito Tributário; Direito Trabalhista; Gestão de Pessoas e informática básica.
 
AMPA - Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão
- Aplicação de tecnologia para a melhoria da qualidade do algodão através da aquisição de equipamentos classificadores de fibra.

Esse projeto será executado pela Cooperativa dos Cotonicultores de Campo Verde – Cooperfibra. Será adquirida uma máquina HVI Uster 1000, com o objetivo de proporcionar ao cotonicultor mato-grossense maior agilidade e confiabilidade na classificação HVI.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada