dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    
Meio Ambiente    
CAR ainda tem menos de 10% de adesão no PR
A menos de um mês do término do prazo, o CAR ainda apresenta baixa adesão no País
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Vacy Álvaro, Web Rádio Água
16/04/2015

Os proprietários rurais tem até o dia 6 de maio para realizar o Cadastro Ambiental Rural (CAR). A ferramenta online – que integra o Novo Código Florestal – visa a regularização de áreas rurais e se tornará um pré-requisito para o acesso dos produtores a linhas de crédito e de financiamento.

A menos de um mês do término do prazo, o CAR ainda apresenta baixa adesão no País. No Paraná, por exemplo, até 31 de março, menos de 10% das propriedades haviam sido cadastradas segundo um levantamento do Instituto Ambiental do Paraná (IAP). O presidente do órgão, Luiz Tarcísio Mossato Pinto, explica uma das possíveis razões pela baixa procura e ressalta a importância do cadastro:

"Nós tivemos muitas alterações das legislações nos últimos anos quanto à reserva legal do estado. Isso traz uma insegurança ao produtor. O que eu quero deixar claro para os produtores rurais é que eles não estão expondo a sua propriedade à uma gestão de fiscalização. Como presidente de uma instituição, posso afirmar que não é esse o caminho buscarmos qualquer tipo de fiscalização, mas sim a regularização dessas propriedades perante ao Novo Código Florestal. Mas frisar bem e deixar bem claro: aquele que não fizer o seu Cadastro Ambiental Rural (CAR), a partir de 2017 (isso está previsto em lei), nenhuma agência financiadora poderá liberar recursos aos proprietários rurais, bem como as transições agrícolas”.

O presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) também cita as ações executadas no Estado visando auxiliar os produtores rurais no preenchimento do cadastro:

“(É preciso que) os proprietários tenham um senso de credibilidade e acreditar no Novo Código Florestal, e realmente procurar as entidades que estão cadastradas e treinadas no estado do Paraná para se fazer o seu cadastro. Nós fizemos, no estado do Paraná, mais de três mil de pessoas capacitadas em parceria com a FAEP (Federação da Agricultura do Estado do Paraná), FETAEP (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado Paraná), OCEPAR (Organização das Cooperativas do Paraná), Secretaria de Agricultura e EMATER (Empresa de Assistência Técnica de Extensão Rural do Paraná). Então o que precisa é fazer com que os proprietários procurem essas instituições ou essas parcerias que nós fizemos para fazer o seu Cadastro Ambiental Rural”.

Entre os objetivos do Cadastro Ambiental Rural (CAR) está integrar as informações ambientais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente (APP), Áreas de Reserva Legal, florestas e remanescentes de vegetação nativa, áreas de uso restrito e áreas consolidadas das propriedades e posses rurais do País.

No Paraná, os 10 municípios com mais adesões ao CAR até o fim de março foram Assis Chateaubriand, Santa Helena, Altônia, Francisco Beltrão, Cascavel, Dois Vizinhos, Toledo, Missal, Londrina e Nova Aurora. O Governo do Paraná chegou a enviar ao Ministério do Meio Ambiente um pedido de prorrogação do Cadastro por mais um ano, mas ainda não obteve resposta

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Floresta
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada