dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     16/04/2024            
 
 
    
Agricultura Familiar    
Equipe de projeto verifica aceitação de flocão de milho biofortificado
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Eugênia Ribeiro, Embrapa Meio-Norte
17/04/2015

Para saber a opinião de uma pessoa, a melhor forma ainda é ouvir diretamente o que ela tem a dizer. É dessa maneira que a equipe do Projeto Biofortificação de Alimentos, responsável pela transferência de tecnologia de produtos desenvolvidos pela rede Biofortificação de Alimentos (Biofort), está verificando a aceitação do flocão de milho biofortificado “Pró-Vitamina A” por consumidores dos estados do Piauí e Maranhão.

A BRS 4104, lançada em 2013, é a primeira cultivar de milho biofortificado desenvolvida pela Embrapa. A variedade tem altos teores de pró-vitamina A, o que poderá contribuir para a melhoria nas condições nutricionais da população por meio da sua inclusão em programas sociais, como o uso na merenda escolar e na dieta dessa população.

Após o lançamento, as sementes da cultivar foram multiplicadas em unidades de transferência de tecnologia e distribuídas às escolas agrícolas que participam do projeto e aos agricultores familiares cadastrados pela equipe condutora das ações.

Agora chegou o momento de verificar se a massa de milho do tipo flocão fabricada com o milho biofortificado está agradando aos consumidores. Para tanto, nesta quarta-feira (15/04) foi realizada em Teresina – PI uma oficina para analisar os protocolos de pesquisa que serão utilizados para a avaliação do flocão, com destaque para os estudos de percepção do consumidor, objetivos do estudo e metodologia proposta.

No turno da tarde, os participantes realizaram atividade prática sobre abordagem aos consumidores para aplicação dos questionários e nesta quinta ocorreu a aplicação dos questionários para 20 pessoas do Assentamento Agerp, em Codó - MA. Já no dia seguinte (17), mais 20 pessoas responderão à sondagem, desta vez no Assentamento Vale da Esperança, na zona rural de Teresina - PI.

Com essa pesquisa, pretende-se verificar se o flocão produzido a partir do milho mais rico em vitamina A tem potencial para ser inserido nos sistemas de consumo e, consequentemente de produção, da agricultura familiar nas comunidades estudadas.

A biofortificação consiste em um processo de cruzamento de plantas da mesma espécie, gerando cultivares que produzem alimentos mais nutritivos. O processo também é conhecido como melhoramento genético convencional. Ou seja, não se utiliza de técnicas que produzem organismos geneticamente modificados.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada