dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     20/04/2024            
 
 
    
Sustentabilidade      
Projeto recupera nascentes e matas ciliares
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Rosana Persona, Empaer-MT
17/04/2015

O projeto de Tecnologia Social Sustentável para Recuperação de Nascentes e a ampliação do viveiro de mudas nativas da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) foram apresentados durante reunião para o presidente da Empresa, Layr Mota da Silva. O projeto é uma parceria da Empaer e Instituto Ação Verde a fim de recuperar as nascentes dos rios e produzir mudas para áreas degradadas e matas ciliares.

O superintendente do Instituto, Vicente Falcão fala que o trabalho de parceria com a Empaer acontece há quatro anos, na produção de mudas e pretende expandir ainda mais com o projeto de recuperação das nascentes. O coordenador do viveiro da Empaer, Antônio Rocha Vital defende a recuperação de áreas degradadas e Áreas de Proteção Permanente (APP) e fala que o objetivo do projeto é levar tecnologia para promover a retenção de água de chuva, recuperação e conservação de nascentes, controle de erosão, recuperação da cobertura vegetal e captação de água da chuva para consumo humano.

Rocha destaca que as nascentes estão desaparecendo devido ao desmatamento das encostas, matas ciliares e pela impermeabilização do solo principalmente nas áreas urbanas, e pelo uso inadequado do solo, nas áreas rurais. A vegetação contribui para manter a boa qualidade da água, funcionando como um filtro de poluentes que esteja no solo. Ele esclarece que nos últimos 14 anos de atividade o viveiro de mudas de espécies nativas e frutíferas produziu 3 milhões de mudas, que foram doadas aos produtores rurais.

O presidente da Empaer fala da vital importância da água e a possibilidade de ocorrer a sua escassez em regiões do planeta, e acredita que esse trabalho busca analisar as nascentes e as possíveis soluções para o seu uso adequado. O trabalho será executado na primeira fase na Baixada Cuiabana com o levantamento da área, conferindo as nascentes nos municípios e nas zonas rurais. “Proteger as nascentes é uma garantia de lucro, renda para o produtor rural e preservação do meio ambiente”, adverte Silva.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada