dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     20/04/2024            
 
 
    
Sustentabilidade      
Outono é tempo para instalação de práticas conservacionistas
Estação é o período recomendado para iniciar o "plantio direto". Sistema tecnológico considerado como uma das maiores inovações da agricultura nos últimos cinqüenta anos
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Afonso Peche Filho
22/04/2015

Com o avanço do conhecimento em agricultura tropical o outono passa a ser estratégico para as atividades de boas práticas agrícolas. No Hemisfério Sul, o outono inicia no dia 20 de março e termina no dia 20 de junho. É um período climático caracterizado pela diminuição das chuvas torrenciais, por mudanças bruscas de temperatura, pela diminuição da umidade do ar, pelas noites mais longas que os dias, e por fim pela maravilhosa beleza cênica causada pelo por do sol e por mudanças na coloração das folhas das árvores. Ocorre também, a maioria das colheitas agrícolas de grãos como a soja e o milho, de frutas como o caqui, a melancia e tangerinas. No outono se planta adubos verdes e as culturas de inverno. E assim a estação é a transição de uma agricultura de verão para uma agricultura de inverno.

O outono é o período recomendado para iniciar o "plantio direto". Sistema tecnológico considerado como uma das maiores inovações da agricultura nos últimos cinqüenta anos. Com chuvas brandas é possível realizar, se necessário, a calagem associada com uma mobilização de sistematização do solo. Assim, recomenda-se um ultimo preparo, mobilizando o solo com a finalidade de incorporar o corretivo e corrigir "cicatrizes de ocupação" como é o caso de eliminar sulcos de erosão, velhos carreadores ou "caminhos" operacionais. A sistematização de outono prepara o solo para a instalação da cultura de inverno que vai propiciar o inicio de uma cobertura vegetal com a qualidade tão necessária e característica no plantio direto. Após a colheita da cultura de inverno vem o manejo da palhada e dar-se o inicio da implantação do sistema com a semeadura direta da cultura de verão. Como as condições climáticas do outono são muito favoráveis é possível alcançar também, altos padrões de qualidade nas operações de adequação do perfil cultural do solo para receber a cobertura vegetal de forma definitiva.

No outono é recomendável a instalações de práticas conservacionistas para "readequação hídrica" do terreno em áreas de pastagens degradadas. É necessário restabelecer no solo as condições naturais de infiltrar, captar, conduzir e dissipar as águas das chuvas, além, de proteger a superfície do impacto direto das gotas. No passar dos anos, a ocupação e uso das terras com pastagens nos moldes do manejo tradicional provoca diminuições significativas na velocidade de infiltração e na capacidade de armazenamento de água. Com chuvas torrenciais do verão, o escorrimento superficial aumenta a cada ano, provocando estragos como a erosão, assoreamentos e poluição de cursos d'água. A degradação do solo torna o ambiente do pasto muito vulnerável as ações da água e do sol. Como a reforma exige uma forte mobilização para correção dos problemas, as operações fragilizam ainda mais o solo deixando-o muito suscetível a erosão. Nestas condições, o outono torna-se o período ideal para a implantação de práticas mecânicas para aumentar a infiltração e a captação de água, como é o caso do terraceamento e caixas de acumulação. É o período ideal para construção de canais de condução e dissipação das águas excedentes, bem como da semeadura do capim que ainda tem umidade suficiente para germinar e cobrir adequadamente o solo.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Plantio Direto
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada