dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     18/04/2024            
 
 
    
Sanidade vegetal      
Simpósio discute vulnerabilidade a pragas quarentenárias na Amazônia Brasileira
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Cristina Tordin, Embrapa Meio Ambiente
05/05/2015

A partir desta terça, 5, e até quinta, 7 de maio, a Embrapa Roraima (Boa Vista, RR) realiza, na capital do Estado, o I Simpósio de Pragas Quarentenárias na Amazônia Brasileira. O objetivo é discutir a vulnerabilidade dessa região à entrada de pragas quarentenárias.

Conforme os organizadores, nos últimos anos sete pragas quarentenárias entraram no Brasil por esta região: a mosca-da-carambola, a sigatoka-negra-da-bananeira, a mosca-negra-dos-citros, o ácaro-hindustânico-dos-citros, o ácaro-vermelho-das-palmeiras, a cochonilha-rosada e o besouro-da-acerola. Além dessas, há pelo menos 66 pragas quarentenárias ausentes (A1) já estabelecidas nos países pan-amazônicos e algumas apresentam alto risco de entrada.

A importação de inimigos naturais para o controle biológico de pragas será abordado por Luiz Alexandre de Sá, pesquisador Laboratório de Quarentena "Costa Lima" (LQC), da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) em 7 de maio.

Sá esclarece que o laboratório desempenha atividades relativas às introduções de agentes para controle biológico de pragas e outros fins no país. O credenciamento do Laboratório junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) se deu desde 1991, sendo a única estação quarentenária de inimigos naturais para controle biológico de pragas no país.

"Os objetivos são eliminar material tido como suspeito ou indesejável, providenciar sua identificação específica e categórica do material recebido, executar em laboratório a criação e estudos biológicos dos organismos a serem liberados, manter em coleção espécimes "voucher" dos organismos quarentenados; e decidir sobre a conveniência em se liberar ou não tal organismo no campo", diz o pesquisador.

Este laboratório funciona como um sistema filtro para evitar a entrada de organismos indesejáveis e contaminantes no país juntamente com o inimigo natural exótico, além de outros estudos biológicos que permitam avaliar a segurança ambiental dos bioagentes exóticos antes de sua liberação no novo ambiente. No período de 1991 a 2013, o Laboratório atuou no âmbito de sua competência, no que se refere ao intercâmbio internacional de organismos benéficos no país, com a introdução de 773 espécies de organismos para o controle biológico de pragas e outros fins, de diversas culturas e finalidades; atendendo às solicitações de 18 estados da Federação.

Outros assuntos abordados: fatores que favorecem a entrada de pragas na Amazônia Brasileira; os impactos econômicos, ambientais e sociais da introdução de novas pragas no Brasil; as principais pragas que entraram e apresentam risco de entrada na região; e as medidas de prevenção, controle e erradicação.

No final do evento, será realizada uma reunião para elaboração de um documento com sugestões de ações a serem tomadas para se minimizar o problema de entrada e dispersão de pragas quarentenárias na Amazônica Brasileira. Também serão propostos projetos de pesquisas em rede para realização de estudos com: métodos de monitoramento e identificação, potencial de distribuição e estabelecimento de novas pragas, impactos econômicos e controle preventivo de pragas quarentenárias.

A programação completa pode ser acessada no site do evento.
 

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada