dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     25/04/2024            
 
 
    
Mercado  
Baixos preços para madeira fina preocupam produtores no PR
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Emater PR
05/05/2015

Ainda sob o reflexo da crise econômica europeia e norte americana, que ocorreu de 2008 a 2012, os preços pagos pela madeira fina (até 18 cm de diâmetro) continuam em baixa, desmotivando os produtores, tanto para o manejo florestal como para colheita final em ciclos curtos ou novos plantios, pois os custos de produção tiveram significativo aumento (principalmente em relação à colheita e transporte da madeira). Os preços pagos não deixam margem de lucro aos produtores (para ciclos curtos de 6 a 8 anos).

Para madeira grossa (acima de 18 cm de diâmetro) a condição permanece favorável em termos de retorno financeiro, com ganhos superiores a 20% ao ano, continuando mais atrativo que a maioria das atividades rurais tradicionais.

Este cenário (para madeira fina) não deve permanecer para os próximos anos, sendo que a tendência é de que o mercado se equilibre aos preços internacionais, de 40 a 44 dólares por tonelada posto no pátio das indústrias consumidoras.

A melhor opção para o produtor rural é retardar o manejo e aguardar o reequilíbrio de preços no mercado, mesmo restringindo a produtividade dos cultivos pela competição entre as árvores. Por outro lado postergar o manejo proporciona ganhos consideráveis em termos de qualidade da madeira, lembrando que nossos produtores silvicultores sempre tiveram maiores retornos comercializando madeira grossa, direcionada ao desdobro, laminação e movelarias.

A alta do dólar tem viabilizado a exportação de produtos de origem florestal, melhorando as perspectivas tanto para as indústrias como para os produtores rurais. Novas empresas internacionais têm demonstrado interesse em investimentos no Paraná, haja vista nossa capacidade produtiva e disponibilidade de matéria-prima, principalmente na região centro-sul.

A recomendação da Emater é manejar a floresta para uso múltiplo, com desbastes intermediários e colheita final aos 14 a 18 anos permanece.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada