dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     20/04/2024            
 
 
    
Tecnologia      
Encontro de agricultores apresenta inovações no RN
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Ricardo Moura e Alice Sales, Embrapa Agroindústria Tropical
07/05/2015

Agricultores, técnicos, estudantes e comunicadores do Território do Alto Oeste Potiguar terão, entre os dias 8 e 9 de maio, a oportunidade de participar do Encontro de Agricultores que ocorrerá no município de Dr. Severiano (RN). O evento faz parte do projeto de inclusão produtiva por meio de tecnologias sociais, desenvolvido pela Embrapa Agroindústria Tropical em parceria com a Cooperativa de Trabalho Para o Desenvolvimento Sustentável do Alto Oeste Potiguar (Codesaop) e a Prefeitura Municipal de Dr. Severiano. A iniciativa tem como objetivo compartilhar conhecimentos e resultados de inovações já implantadas no território.

Para compartilhar experiências com outros produtores, o evento contará com a participação de agricultores familiares beneficiados pelo Plano Brasil Sem Miséria que já receberam tecnologias sociais em suas propriedades. Na ocasião, duas tecnologias serão apresentadas: os quintais produtivos e as fabriquetas de queijo coalho. Segundo Ênio Girão pesquisador da Embrapa e responsável pelo projeto, esse encontro tem o intuito de possibilitar a troca de informações entre os produtores em relação aos resultados das tecnologias, benefícios e desafios encontrados.

As duas tecnologias sociais serão apresentadas de forma prática nas propriedades de agricultores que já contam com essas técnicas para agregar valor às suas produções. Para Ênio Girão, esse diálogo entre os produtores favorece a compreensão e a disseminação das tecnologias sociais. "Muitas vezes a gente realiza treinamentos que falam de todas as partes teóricas, mas percebemos que os resultados costumam ser mais eficientes quando temos um produtor para dar o exemplo de que aquela tecnologia traz retorno para a produção do agricultor familiar" explica.

Segundo o pesquisador, essa metodologia possibilita que o produtor mostre o funcionamento de sua produção, exponha o cotidiano do trabalho, dificuldades e aponte até mesmo caminhos de melhorias para as tecnologias.

Feira da Agricultura Familiar
Como programação do aniversário de emancipação do município de Dr. Severiano, no próximo dia 8, haverá também a Feira da Agricultura Familiar. A feira será realizada às 5h, na Praça Adelaide Abrantes. Essa é uma ação que tem como objetivo fortalecer a comercialização dos produtos oriundos da Agricultura Familiar, melhorando a geração de renda e garantindo o acesso da população a produtos de melhor qualidade. "Tanto as tecnologias sociais como o fortalecimento da feira têm grande importância para a economia do território, uma vez que incluem os pequenos agricultores nos mercados sociais da agricultura, como as compras governamentais, a merenda escolar e o programa de aquisição de alimentos do governo", revela Ênio Girão.

Serviço
A concentração do evento será às 8h30, em frente à prefeitura de Dr. Severiano.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada