dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    
Manejo da Lavoura      
ANA promove cursos sobre manejo da irrigação
Participantes irão aprender sobre diferentes sistemas de irrigação, manejo das águas residuárias da atividade, drenagem agrícola e outorga de direito de uso de recursos hídricos para irrigação
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
João Mota, Web Rádio Água
11/05/2015

Segundo o Relatório de Conjuntura dos Recursos Hídricos no Brasil, a irrigação demanda 72% da água consumida no País. Com base nesses dados a Agência Nacional de Águas (ANA) em parceria com o Instituto de Pesquisa e Inovação na Agricultura Irrigada (INOVAGRI) está promovendo em todas as regiões do País o curso 'Manejo da Irrigação: Quando, Quanto e Como Irrigar'.

Na capacitação os participantes irão aprender sobre os diferentes sistemas de irrigação, o manejo das águas residuárias da atividade, a drenagem agrícola e a outorga de direito de uso de recursos hídricos para irrigação. A gestão e a operação de perímetros irrigados também serão discutidas, assim como o momento, a quantidade de água e a forma adequada de irrigar.

O curso é gratuito e voltado para extensionistas rurais, técnicos e profissionais de instituições do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Singreh) com atuação em irrigação ou interesse no tema. Durante as aulas, os instrutores usarão exemplos práticos conforme a realidade de cada local, facilitando a compreensão dos alunos.

Daniela Chainho, especialista em recursos hídricos da coordenação de capacitação da ANA, explica o foco da iniciativa:

“A importância social desses cursos é sensibilizar e capacitar especificamente o setor de agricultura irrigada, que é o setor usuário que mais demanda água. O foco da capacitação é o uso racional da água e a eficiência na produção agrícola, ou seja, queremos com isso acabar com o desperdício e perdas de água na irrigação. Assim o produtor rural vai aliar eficiência na produção e redução nos custos envolvidos, economizando na conta de água e também na conta de energia elétrica”.

Além de participar das capacitações, a intenção é que o público atue como multiplicador destas informações em suas regiões:

“Temos uma expectativa ousada de que essa prática se dissemine de produtor para produtor e também com a ajuda dos técnicos do setor, para que aqueles que não conseguirem participar dos cursos por conta do limite de vagas também possam praticar o manejo adequado de irrigação. Assim integraremos a Política Nacional de Recursos Hídricos com a Política Nacional de Irrigação, melhorando a produção agrícola e preservando o nosso precioso recurso que é a água”.

Na Região Sul o curso será desenvolvido na cidade de Alegrete (RS). A data de aplicação do curso ainda será publicada no site da INOVAGRI (www.inovagri.org.br). Informações sobre inscrições podem ser obtidas no e-mail cursosana@inovagri.org.br.

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Irrigação
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada