dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     24/04/2024            
 
 
    
Manejo    
Manejo de coberturas vegetais é tema de dia de campo sobre citros no PR
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Embrapa Mandioca e Fruticultura
20/05/2015

Nesta quinta (21 de maio), vai acontecer, das 14 às 17h, em Cerro Azul (PR), dia de campo sobre manejo de coberturas vegetais na citricultura. Realizado pela Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA) — Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento — em parceria com o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), o evento conta com o apoio do Instituto Paranaense da Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater – PR) e da Prefeitura de Cerro Azul. O objetivo é apresentar aos técnicos, extensionistas e agricultores da região citrícola do Vale do Ribeira do Paraná os primeiros resultados sobre a utilização de coberturas vegetais em pomares de citros visando ao manejo e à conservação do solo.

Esse dia de campo compõe as atividades previstas no projeto “Transferência de tecnologias de cobertura vegetal na cultura dos citros e sua contribuição para agricultura conservacionista - ABCitros”. O projeto está alinhado com as diretrizes do Plano da Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (Plano ABC) do Mapa e pretende divulgar técnicas que permitam a conservação do solo, aumentem o teor de matéria orgânica do solo e contribuam para uma citricultura sustentável e de baixa emissão de carbono.

Programação
A propriedade escolhida para sediar o evento foi a do agricultor Pedro Bonfim, na localidade de Barra das Estrelas. Os participantes vão percorrer três estações. Na primeira, o analista Cicero de Lucena, do Setor de Gestão de Transferência de Tecnologia da Embrapa Mandioca e Fruticultura e líder do projeto, vai falar sobre implantação de coberturas vegetais em pomares de citros. Depois, o tema a ser abordado pelo pesquisador José Eduardo Borges de Carvalho (Embrapa) será a importância do manejo dessas coberturas para a citricultura. Na última estação, o pesquisador Pedro Antonio Martins Auler, do Iapar, vai tratar do manejo de coberturas vegetais em tangerina Ponkan no Vale do Ribeira do Paraná.

Cerro Azul
Localizado no Vale do Ribeira do Estado do Paraná, o município de Cerro Azul é o maior polo produtor nacional de tangerina Ponkan, com uma área plantada de aproximadamente 5 mil hectares e uma produção de 95 mil toneladas de tangerina (IBGE, 2013). A cidade é considerada a capital da tangerina no Brasil e celebra a citricultura da região promovendo anualmente a Festa da Laranja, que ocorre há 50 anos no município.

Serviço
Assunto: Dia de campo sobre coberturas vegetais
Data: 21/5/2015 (quinta-feira)
Local: Propriedade do agricultor Pedro Bonfim, Barra das Estrelas, Cerro Azul, PR (próximo à PR-092 e à Igreja Congregação Cristã Cerro Azul)
Público-alvo: Produtores e técnicos

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada