dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     20/04/2024            
 
 
    
Solo      
Propriedades são acompanhadas no processo de agricultura conservacionista e fertilidade do solo no RS
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Marcela Buzatto, Emater/RS-Ascar
21/05/2015

A Emater/RS-Ascar iniciou um trabalho, em parceria com a Embrapa Trigo e o escritório regional do município gaúcho de Frederico Westphalen, para o acompanhamento de duas propriedades de Ronda Alta como unidades de referência inseridas no processo de agricultura conservacionista e de fertilidade do solo.

Esse trabalho teve início a partir de cursos oportunizados pela Emater/RS-Ascar e Embrapa aos técnicos sobre conservação de solo e água. O município de Ronda Alta está dando continuidade a esse processo e está aplicando técnicas como marcação e construção de terraços nas propriedades das famílias Pinheiro e Grando, ambas localizadas na Linha Macali.

Além dos terraços, outras técnicas serão aplicadas nas unidades de referência, como análises químicas do solo, cobertura do solo com palha ou outros cultivos nos 12 meses do ano, rotação de culturas, cultivo de plantas recicladoras de nutrientes, entre outras.

Agricultura conservacionista
A agricultura conservacionista é a arte de cultivar a terra, fundamentada na ciência da conservação do solo, com objetivo de preservar, manter e recuperar os recursos naturais mediante o manejo integrado do solo, da água e da biodiversidade, compatibilizando com o uso de insumos externos.

O sistema plantio direto atende muitos dos preceitos da agricultura conservacionista, dentre eles a mobilização do solo apenas na linha da semeadura, manutenção de resíduos na superfície do solo, ampliação da biodiversidade, processo de colher e semear, aporte de material orgânico conforme a demanda biológica e implantação de barreiras mecânicas para evitar a saída da água com nutrientes minerais do solo da lavoura.

O trabalho iniciou com a instalação de terraços no Sistema For Windows, desenvolvido pela Universidade Federal de Viçosa/MG, que permite alocar os terraços com maior distância entre os mesmos, dependendo da declividade do terreno e da sua capacidade de infiltrar a água da chuva. “Com esta infraestrutura, o plantio das culturas também se dará em nível e, assim, a água da chuva terá mais uma proteção para não escorrer. Ambos, o terraço e o plantio em nível, têm o objetivo de garantir que a água da chuva infiltre onde ela cai, evitando, desta forma, a erosão do solo e a perda de fertilizantes pelas enxurradas”, explicou o assistente técnico regional em Recursos Naturais da Emater/RS-Ascar, Carlos Roberto Olczevski.

“Esta prática permitirá o aumento da disponibilidade de água para as culturas em períodos de estiagens e, com o tempo, a diminuição de custos com adubação e ganhos de produtividade. No primeiro momento, buscamos diminuir as estiagens entre dez e quinze dias e maximizar os fertilizantes aplicados no solo”, completou o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar Douglas Campigotto.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada