dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     25/04/2024            
 
 
    
Sustentabilidade      
Polinização na agricultura é tema de evento na Embrapa
Projeto polinizadores engloba sete culturas importantes no Brasil: algodão, caju, canola, castanha-do-brasil, maçã, melão e tomate
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Embrapa Amazônia Oriental
22/05/2015

O município paraense de Tomé-Açu, importante polo da fruticultura paraense, é o terceiro do Brasil a receber o 1º Workshop sobre Polinização na Agricultura - Preservando a diversidade e avançando para o futuro. O evento ocorre nesta sexta-feira (22) e é promovido pela Embrapa, como resultado da Rede de Pesquisa da Polinização da Castanheira-do-Brasil, do Projeto Polinizadores do Brasil.

Os polinizadores, como abelhas e outros animais, são responsáveis por pelo menos três quartos (75%) das culturas do mundo, que dependem da polinização para se desenvolver e gerar frutos. No caso da produção de frutas, o papel dos polinizadores é ainda mais importante, conforme explica a pesquisadora da Embrapa, Márcia Maués, coordenadora do evento. "Alimentos como a castanha-do-brasil e o açaí, por exemplo, não estariam nas mesas paraenses sem a atuação das abelhas na polinização de suas flores", enfatiza.

No Pará, a fruticultura figura entre as atividades econômicas mais importantes do estado, ficando atrás apenas da mineração, madeira e pecuária. Nesse cenário, o município de Tomé-Açu se destaca com o cultivo de fruteiras nativas e os Sistemas Agroflorestais (SAFs), com as produções de castanha-do-brasil, cacau, açaí, cupuaçu, acerola, taperebá, caju, maracujá, bacuri, além de diversas essências florestais. "Todas essas plantas dependem de polinizadores para que ocorra a formação dos frutos e sementes. É fundamental ainda a conservação das áreas de vegetação nativa no entorno das áreas cultivada para garantir a presença dos polinizadores que irão atuar nas áreas agrícolas, mas pouco se conhece sobre esse assunto", fala a pesquisadora.

O workshop tem como objetivo divulgar a importância da polinização para a agricultura e falar sobre formas de uso dos polinizadores, principalmente as abelhas, nas áreas cultivadas e também explicar como as áreas naturais ajudam na conservação desses agentes polinizadores.

Pretende-se ainda discutir os novos rumos a serem tomados diante da necessidade de se manter a sustentabilidade, conciliando a produção de alimentos com a conservação de áreas naturais e dos polinizadores.

Participam como palestrantes pesquisadores da Embrapa das Unidades Amazônia Oriental, Amazônia Ocidental, além das Universidades Federais de São Carlos (UFSCAr) e Ceará (UFC).

O workshop sobre Polinização na Agricultura integra o projeto Polinizadores do Brasil e já foi realizado nos municípios de Fortaleza (CE), Araras (SP) e após Tomé-Açu, segue para Petrolina (PE).

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local do evento. Podem participar produtores rurais, profissionais, estudantes de agronomia, zootecnia, biologia e áreas afins.

Polinizadores do Brasil
O projeto tem como objetivo conhecer melhor os polinizadores e a importância do processo de polinização no desenvolvimento da agricultura. Aborda sete culturas importantes no Brasil: algodão, caju, canola, castanha-do-brasil, maçã, melão e tomate. Por meio do projeto, planos de manejo, publicações científicas, educativas e vídeos foram produzidos para produtores rurais e também para criadores de abelhas.

No Pará, o projeto visita Tomé-Açu, pois o município concentra uma das poucas áreas cultivadas com castanha-do-brasil do país, com destaque para os sistemas agroflorestais (SAFs). O projeto é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente, Embrapa e Universidade de São Paulo (USP) e está Inserido em uma iniciativa internacional da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), financiada pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF – Global Environmental Facility) e que tem o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) como agência responsável pela execução.

Serviço
1º Workshop sobre Polinização na Agricultura: preservando a diversidade e avançando para o futuro.
Data: 22 de maio de 2015.
Horário: 8 às 15h
Local: Auditório da Associação Cultural e de Fomento Agrícola de Tomé-Açu (ACTA)
Público alvo: Produtores rurais, profissionais, estudantes de agronomia, zootecnia, biologia e áreas afins.

Informações
Núcleo de Comunicação da Embrapa Amazônia Oriental – NCO
Telefone: (91) 3204-1213. E-mail: amazonia-oriental.eventos@embrapa.br
Camta/ Tomé-Açu – (091) 3734-1352 e-mail: atea@camta.com.br

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Apicultura
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada