dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     20/04/2024            
 
 
    
Parcerias    
Parceria busca revitalizar cultura do guaraná na Bahia
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Felipe Rosa, Embrapa Amazônia Ocidental
26/05/2015

Principal produtor de guaraná do Brasil, a Bahia (BA) tem visto problemas com pragas e doenças causarem danos à cultura nos últimos anos. Comuns às regiões do Amazonas (AM), centro de origem do fruto, ameaças como a antracnose, o complexo superbrotamento e o tripes, bem como suas principais consequências – a redução de produtividade dos plantios – são novidades para os cultivos baianos e vêm diminuindo de forma significativa a renda dos produtores locais.

Visando mitigar esses problemas e dar novo impulso à cultura do guaraná na Bahia, uma parceria entre Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac/BA) e governo estadual, além dos produtores locais, começa a se desenhar. No mês de abril, o pesquisador Lucio Pereira Santos, da Embrapa Amazônia Ocidental (Manaus/AM), esteve a convite de produtores e autoridades baianas elaborando um diagnóstico técnico sobre as condições atuais dos plantios de guaraná nas fazendas Karina e Jacarandá.

"Os plantios visitados representam bem a realidade da região produtora, no Baixo Sul da Bahia, conhecida também como Costa do Dendê, envolvendo, principalmente, os municípios de Ituberá, Nilo Peçanha, Taperoá e Valença", informou Lucio. As fazendas Karina e Jacarandá ficam em Ituberá e pertencem à Guaranápis – empresa que atua praticamente em todos os segmentos da cadeia produtiva do guaraná, com atividades desde a produção da matéria-prima no campo, passando pelo processamento e obtenção de diversas formas de produtos para o consumo, e completando a cadeia por meio da comercialização no mercado nacional e internacional.

Conforme o diagnóstico técnico, plantas desnutridas e fracas, concorrência de plantas invasoras, estabelecimento de agentes patogênicos e de insetos-praga e declínio geral das plantas foram os principais problemas encontrados nos plantios. "Pelo fato de a visita ter se dado em época não coincidente com o período reprodutivo das plantas, a doença conhecida com complexo superbrotamento, que no caso da Bahia parece estar se manifestando mais em tecidos reprodutivos, não pôde ser observada", destacou o pesquisador. No entanto, em área de 21 hectares no município de Taperoá, em novembro de 2013, foram observadas plantas com sintomas de superbrotamento nas gemas florais e vegetativas durante a fase de floração.

Depois do diagnóstico realizado pelo pesquisador da Embrapa e de diversas reuniões, algumas importantes alternativas para a cultura do guaraná na Bahia vêm sendo apresentadas, como a celebração de um contrato de cooperação técnico-científica e financeira entre as instituições Embrapa, Secretaria de Estado da Agricultura da Bahia e Ceplac/BA. "Por meio dessa tríplice parceria será possível viabilizar ações de pesquisa nas condições da Bahia e transferência e adaptação de tecnologias às condições daquele Estado", destacou o pesquisador da Embrapa Amazônia Ocidental.

Outra importante ação aconteceu durante a reunião da Câmara Setorial do Guaraná da Bahia, realizada em maio, quando o governo estadual baiano deliberou para realização de um Dia de Campo sobre o tema, com previsão para acontecer na segunda quinzena do mês de julho deste ano. "Esse evento deve abordar temas mais urgentes e contundentes ligados à realidade atual dos problemas nos plantios dos produtores baianos. Para que no presente os prejuízos possam ser mitigados, enquanto outras ações surtam efeitos em médio e longo prazos", disse Lucio. Outra deliberação importante da reunião foi para realização do I Congresso Brasileiro do Guaraná. Este evento deve acontecer em março de 2016.

Conforme Gerval Neves, secretário-executivo da Câmara Setorial do Guaraná da Bahia, a parceria com a Embrapa é importante para levar ao agricultor familiar tecnologias de ponta para melhorar a produtividade dos plantios e a qualidade do produto final. "Há muito tempo estamos tentando uma parceria com a Embrapa Amazônia Ocidental, haja vista que o centro de pesquisa detém o maior acervo de conhecimento e desenvolvimento tecnológico da Cadeia Produtiva do Guaraná", destacou.

Dados e mercado amplo
A produção brasileira de guaraná estimada para 2015 pelo IBGE é de 3,6 mil toneladas, em uma área colhida de 11.796 hectares. O Estado da Bahia, que conta com 15 mil famílias produtoras do fruto, lidera o ranking, com estimativa de produção neste ano de 2,6 mil toneladas, seguido pelo Amazonas, com 855 toneladas. A indústria de refrigerantes e sucos é atualmente o grande mercado para o guaraná e a tendência é que a demanda pelo fruto para este nicho continue crescendo. Mas não é só isso: as indústrias de fármacos e cosméticos são segmentos promissores para exploração econômica do guaraná como fonte de cafeína. Além das possibilidades comerciais no Brasil, há também mercado a ser explorado no exterior, que cada vez mais se interessa pelas propriedades do fruto

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada