dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     25/04/2024            
 
 
    
     
Embrapa inicia diagnóstico da cadeia produtiva da soja
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Vinicius Braga, Embrapa Amazônia Oriental
28/05/2015

A Embrapa está aprofundando o conhecimento das demandas da cadeia produtiva da soja nas novas regiões produtoras do Brasil. Uma etapa desse trabalho foi realizada em Paragominas (PA), na terça-feira (26). Um grupo de produtores de soja e representantes do setor foram ouvidos sobre os principais obstáculos à competitividade e sustentabilidade da atividade na região.
 
O trabalho faz parte de uma série de painéis que a Embrapa vai conduzir em 14 estados para traçar um diagnóstico das principais demandas da sojicultura nas diversas regiões onde essa atividade agrícola tem se expandido no Brasil.
 
Segundo o coordenador do projeto Prospecsoy, analista Marcelo Hiroshi, da Embrapa Soja, entre as safras de 2006/2007 e 20013/14 a cultura incorporou mais de 9 milhões de hectares em área plantada no país. "Essa expansão agregou à produção de soja muitas novas regiões sobre as quais pouco se conhece. Por isso a importância do trabalho", explica Hiroshi.
 
Os dados prospectados servirão para orientar a programação de pesquisa da Embrapa, as necessidades de transferência de tecnologia e ainda gerar subsídios para políticas públicas relacionadas à sojicultura.
 
Na região que envolve os municípios paraenses de Paragominas, Dom Eliseu, Ulianópolis e Rondon do Pará a última safra de soja alcançou cerca de 180 mil hectares de área plantada. "O crescimento tem girado em torno de 15% ano e os maiores gargalos estão nas áreas de infraestrutura, logística e regularização fundiária", afirma o produtor rural Vanderlei Ataides.
 
Ele conta que chegou à região com um grupo de agricultores no final da década de 1990 com o objetivo de plantar grãos. "Nos diziam que nessa terra nem mandioca dava. E hoje caminhamos para se igualar aos principais pólos de produção de grãos do país", projeta Ataides.
 
Pesquisa
À frente da representação da Embrapa Amazônia Oriental em Paragominas, o pesquisador Jamil El Husny, explica que a empresa conduz na região projetos de pesquisa que buscam melhoria dos sistemas de produção de grãos, relacionados à adubação em Sistema Plantio Direto (SPD), rotação e/ou sucessão de culturas e avaliação de cultivares.
 
Em relação à soja, uma das linhas de trabalho é aumentar a eficiência no uso de agroquímicos. "Diminuir a exigência de insumos na cultura da soja representaria redução de custos para o produtor e mais sustentabilidade", explica o pesquisador.
 
Atualmente o Brasil possui 31 milhões de hectares de área plantada de soja. No Pará, além da região de Paragominas, a produção da oleaginosa também se concentra no sul do estado e nos municípios de Santarém e entorno.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada