dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     25/04/2024            
 
 
    
Agricultura Orgânica    
Feiras ampliam comercialização de orgânicos
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Gabriella Bontempo, MDA
28/05/2015

O crescimento do consumo de alimentos saudáveis, produzidos sem agrotóxicos ou insumos químicos, favoreceu o aumento da oferta dos produtos orgânicos e agroecológicos no País. É possível encontrá-los in natura, no setor de hortifrutigranjeiros de grandes supermercados, ou em feiras livres em bairros e municípios brasileiros - como a que ocorre todas as quintas-feiras na sede do Incra, em Brasília (DF).

Entre os alimentos comercializados por lá estão os produzidos pela Cooperativa de Agricultores Familiares Agroecológicos do Assentamento Colônia I e Região (Coopfama), localizada no município goiano de Padre Bernardo, a 115 quilômetros da capital, Goiás. Segundo o diretor de comercialização e produção da entidade, Wátila José dos Santos, 32 anos, o intuito é sempre oferecer alimentos com preço justo e de maior qualidade ao consumidor.

“Colhemos os alimentos no dia anterior a feira, para que os produtos cheguem mais frescos aos consumidores. Como não temos atravessador, conseguimos vender a um preço bom para as duas partes. Esse contato gera confiança para o consumidor e incentiva quem trabalha no campo”, afirma.

Além da feira no Incra, a Coopfama comercializa em outras três: no térreo do Ministério do Meio Ambiente, às quintas-feiras; na Universidade de Brasília (UnB), às terças e quintas-feiras e na 515 Norte. Só com essas vendas, o grupo consegue alcançar renda de R$ 80 mil por ano.

“Somos 22 cooperados que participam de todo o processo, da produção à comercialização. Esses espaços são importantes e estão crescendo e, cada vez mais, se expandindo para outras regiões. As feiras criam um laço de amizade e de fidelidade. Já tivemos consumidores que foram nos visitar, para ver de perto a produção”, conta.

No catálogo de produtos da cooperativa tem de tudo um pouco, de alface a morango e até produtos do cerrado como o pequi – resultado de uma área nativa, preservada pelos produtores.

Clique aqui e saiba onde encontrar uma feira perto de você.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada