dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     20/04/2024            
 
 
    
Meio Ambiente  
Desertificação atinge grandes áreas no Semiárido
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Marcelino Ribeiro, Embrapa Semiárido
28/05/2015

Mais de 1 milhão e 260 mil km² em 1.440 municípios de oito estados da região Nordeste e do norte de Minas Gerais. Esta é a dimensão da degradação extrema do solo, da cobertura vegetal, da biodiversidade e da perda de capacidade produtiva das atividades agropecuárias em uma vasta extensão de terras do país. Ou seja: susceptível à desertificação, de acordo com o pesquisador Iêdo Bezerra Sá, da Embrapa Semiárido.

O quadro mais grave está registrado no Ceará, onde todos os 184 municípios são afetados por esse fenômeno. No Rio Grande do Norte, Paraíba e Piauí a extensão afetada ultrapassa 90% dos seus territórios, a maior parte localizada no Semiárido, onde as condições ambientais são vulneráveis à exploração extrativista ou ao manejo inadequado dos recursos naturais.

Raízes
Quase a metade da região Semiárida do Brasil – 43%, é caracterizada por solos de constituição frágil, que até chuvas mais intensas podem levar a sua desestruturação. Um deles, os chamados Luvissolos, que se estende por 13,3% do Semiárido, tem a característica de ser raso, com 50-60 cm de profundidade. Quando chove, encharca e, não raro, tem seu horizonte superficial arrastado.

Os Planossolos e os Neossolos Litólicos, que estão em 10,5% e 19,2% do Semiárido, possuem argila ou rocha em pequena profundidade (30-40 cm) ou mostram-se pedregosos e compactados na superfície, respectivamente. Nas duas situações, além da pouca fertilidade, sobressai o impedimento às raízes das plantas de crescerem.

"Atividades predatórias como queimadas, revolver o terreno sem a devida consideração de suas caraterísticas físicas, químicas e biológicas desses solos são como acertar um tiro no pé", garante Iêdo. "O impacto disso põe em risco até mesmo a sobrevivência das pessoas que habitam esses locais".

O termo desertificação remete à imagem de um "mar" de areia, sem planta alguma a compor a paisagem, de poucas chuvas em períodos muito breves do ano, e onde não se pratica agricultura – salvo em alguns poucos oásis. A Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos das Secas - UNCCD (sigla em Inglês) emprega o termo desertificação para caracterizar realidades de degradação extrema e se aplica à terra, à cobertura vegetal e à biodiversidade e está associada à perda da capacidade produtiva nas regiões áridas, semiáridas e subúmidas secas.

Fragilidade
Iedo Sá explica que existe um amplo consenso de caracterizar a degradação das terras como consequência da ação humana e de fatores climáticos. Nas áreas rurais, são comuns práticas de desmatamento, extração excessiva de produtos florestais, queimadas, sobrecarga animal, uso intensivo do solo e seu manejo inadequado.

Nos últimos quatro anos, a seca prolongada na região tornou evidente as consequências derivadas da ação humana. É significativo, ainda, observar que, nas áreas em processos de desertificação, é "elevada a incidência de pobres e de indigentes, em proporções significativamente maiores que a média nacional".

Proteção
Para Iêdo, diante da ameaça de expansão dos processos de desertificação, as instituições públicas e as organizações da sociedade civil deveriam ser mais efetivas na implementação de medidas que agilizem a criação de uma maior quantidade de áreas de proteção, além de outras com importância no funcionamento ecossistêmico do bioma.

Dentre elas, o caso dos remanescentes do Piauí, a Chapada Diamantina, os Brejos de Altitudes de Pernambuco, da Paraíba e do Ceará, que estão sob forte ameaça.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada