dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    
Meio Ambiente    
Sistema FAEMG lança Programa Nosso Ambiente
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
FAEMG
12/06/2015

O presidente do Sistema FAEMG, Roberto Simões, lançou, durante a abertura do 2º Seminário Ambiental Água e Solo, na manhã desta quinta (11), em BH, o Programa Nosso Ambiente, com projetos e ações de fortalecimento do desenvolvimento agropecuário sustentável.

Segundo ele, o Nosso Ambiente representa a sistematização e fortalecimento de iniciativas que potencializarão a atuação do Sistema FAEMG na conservação ambiental: "Somos nós, produtores, quem convivemos com as questões de solo e da água, os maiores interessados na conservação. Queremos assumir papel de protagonistas na preservação de recursos naturais que nos são tão imprescindíveis".

Focado na sustentabilidade da atividade agropecuária, o Programa Nosso Ambiente foi concebido com quarto eixos de atuação:

· Gestão – voltado para a promoção da sustentabilidade nas propriedades rurais, envolve projetos para recuperação e preservação ambiental, para o aproveitamento racional e sustentável de recursos naturais e para a adequação da atividade à legislação ambiental.

· Representatividade – visa a Capacitação de técnicos, produtores e lideranças para disseminar e representar os interesses do setor.

· Monitoramento – pretende o desenvolvimento de mecanismos para acompanhar e avaliar a implantação e evolução de práticas sustentáveis

· Difusão – tem como objetivo a implantação e intensificação de ações de comunicação para difundir à sociedade a relevância e a atuação dos produtores rurais na preservação ambiental.

A iniciativa recebeu apoio da Secretária de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa): “Ao lançar uma ação estruturada em benefício da produção agrícola, respeitando as boas práticas ambientais, a FAEMG mostra o quanto está comprometida com a produção sustentável. A atividade produtiva rural se moderniza a cada dia em respeito à Legislação Ambiental e é importante que a sociedade urbana tenha conhecimento do que vem sendo feito no campo”.

A primeira ação do Programa Nosso Ambiente foi realizada na sequencia de seu lançamento, com a assinatura de termo de cooperação ambiental entre Sistema FAEMG, Federação das Indústrias de Minas Gerais (Sistema FIEMG) e Instituto Bio Atlântica (IBio), tendo como objetivo a promoção, fomento e o desenvolvimento do Programa de Disponibilidade Hídrica do Rio Doce. De acordo com Roberto Simões, os setores produtivos já estão empenhados em conservar o meio ambiente, agora é hora de integrar esses esforços por meio de parceiras, ampliando a eficácia dessas ações.

O presidente da Fiemg, Olavo Machado Júnior, concorda que o momento é de somar esforços: “Quando nós nos organizamos em um convênio como esse, que tem uma preocupação com o uso correto do meio ambiente, é da maior relevância. Temos mesmo que nos unir e ampliar o foco. Para investirmos mais temos que ser mais econômicos e eficazes e para isso precisamos explorar a sinergia que existe entre os setores. Temos que aproveitar nossas especialidades e fazermos o que todo empresário, rural ou industrial, faz bem que é aplicar recursos de forma eficiente. É isso que pretendemos aqui”.

Para o presidente do IBio, Eduardo Figueiredo, o compromisso firmado entre FAEMG e FIEMG irá incentivar a participação de produtores e industriais nos projetos de preservação e recuperação de bacias: “O protocolo assinado hoje é de grande importância, pois expressa o pacto entre a agricultura e a indústria para a recuperação da bacia do Rio Doce. Com a participação das federações, empresas e produtores podem se sentir mais seguros em aderir ao programa de adequação ambiental da bacia. Nossa proposta é identificar as áreas mais vulneráveis e as ações prioritários, integrando investimentos e ampliando sua eficácia”.

Seminário Ambiental
O II Seminário Ambiental – Solo e Água: manejo e conservação está sendo realizado nos dias 11 e 12 de junho. É promovido em meio às comemorações pelo Ano Internacional dos Solos (2015) e pelo Dia Mundial do Meio Ambiente (5/6).

A programação inclui 12 palestras e 3 debates com foco em boas práticas, capacitação e experiências bem sucedidas de sustentabilidade, buscando novas perspectivas para o nosso planeta. O evento está sendo realizado no auditório da Escola de Direito da UFMG, no centro de Belo Horizonte, com transmissão ao vivo pelo portal da FAEMG - www.sistemafaemg.org.br.
 

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada