dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     25/04/2024            
 
 
    
Máquinas e Equipamentos      
Colheita mecanizada de café atrai produtores no PR
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Emater PR
29/06/2015

A colheita mecanizada do café parece ser uma alternativa inevitável para a sobrevivência da cafeicultura no estado do Paraná. No último dia 13 de junho produtores e técnicos se reuniram na propriedade de Carlos Eduardo Sussai, em Santa Fé, para verem de perto o funcionamento de uma colheitadeira de café.

Além de produtores do município, participaram da demonstração alguns cafeicultores de Astorga, Colorado e Itaguajé, bem como técnicos das indústrias de máquinas e assistência técnica.

O agricultor Carlos Eduardo Sussai tem sido pioneiro na mecanização da colheita do café. O planejamento do agricultor permite que ele faça a mecanização desde o manejo do capim Brachiaria, utilizado como adubação verde, até a ruação, a derriça, o recolhimento e o transbordo do café para o caminhão.

A presença de empreendedores como Sussai, pioneiros na mecanização agrícola de lavoras tradicional, é determinante para a competitividade da cafeicultura. Segundo os técnicos, antes de se decidir pela mecanização o produtor deve eleger as etapas a serem mecanizadas, de acordo com sua capacidade de investimento. O preparo do solo a colheita são algumas etapas cuja mecanização pode diminuir os custos de produção da cafeicultura.

Nesses tempos em que a migração das produções agrícolas para as fronteiras agrícolas em outros estados e a agroindústria tornaram mais escassa a mão de obra no meio rural, a mecanização tem se mostrado uma necessidade na área rural, até mesmo para culturas tão tradicionais como o café.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada